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Título: A escola e a reprodução dos papéis de gênero : possibilidades para superar desigualdades
Autor(es): Penha, Maria Luísa Gomes
Orientador(es): Duarte, Janaína Lopes do Nascimento
Assunto: Gênero - desigualdade
Gênero - relações
Educação e diversidade
Patriarcado
Data de apresentação: 24-Jun-2019
Data de publicação: 21-Out-2020
Referência: PENHA, Maria Luísa Gomes. A escola e a reprodução dos papéis de gênero: possibilidades para superar desigualdades. 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)–Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esse texto tem por objetivo identificar as formas como as escolas reproduzem os papéis de gênero entre os alunos e compreender e a importância de desenvolver essa temática no ambiente escolar para superar as desigualdades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que buscou problematizar, por meio de levantamento bibliográfico, pesquisa documental e suporte dos dados gerados no momento de implementação do projeto de intervenção no estágio supervisionado 2, como as escolas reafirmam as normativas de gênero e as explicações que levam os profissionais da educação a refletirem esses estereótipos em sua prática. Além disso, entendeu-se que a atuação do Serviço Social na política educacional torna-se relevante no enfrentamento às desigualdades de gênero. Resultante desse contexto, é importante sistematizar que as desigualdades de gênero estão relacionadas à estrutura da sociedade embasada no patriarcado e no sistema capitalista que por meio de instituições propagam seus interesses, possibilitando sua reprodução. Diante disso, identificou-se que a escola se constitui como uma das instituições, que contribuem com o processo de perpetuação dos papéis de gênero, com a finalidade de subsidiar as relações necessárias ao sistema. Por isso, destacamos que para superação dessa lógica, é necessária a formação dos profissionais da educação e dos estudantes na direção do debate crítico sobre a temática de gênero e suas desigualdades.
Abstract: This paper aims to identify the ways in which schools reproduce the gender roles and understanding the importance of developing this subject matter in the school environment to overcome inequalities. The study is a qualitative research that sought to analyze, by means of a bibliographic survey, documentary research and support the data generated at the time of implementation of the intervention project in the Stage Supervised 2, as how schools reinforce gender norms and the explanations that leads education professionals to reflect these stereotypes in their practice. Besides it was understood that the performance of the Social Service in the educational policy becomes significant in the confronting gender inequalities. As a result of this context, it is important to systematize that gender inequalities are related to the structure of society based on the patriarchy and the capitalist system that, through institutions, propagate their interests, making it possible to reproduce them. In face of this, it was noted that the school is constituted by as one of the institutions that contribute to the process of perpetuating the gender roles with the purpose is to subsidize the relationships necessary for the system. Therefore, we highlight that in order to surpass this logic, it is necessary to train the education professionals and students in the direction of the critical debate on the gender issue and inequalities.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2019.
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