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dc.contributor.advisorRodrigues, Viviane Belini-
dc.contributor.authorSouza, Vanessa de Jesus de-
dc.identifier.citationSOUZA, Vanessa de Jesus de. Programa Saúde na Escola: abordagens educativas com docentes de uma escola pública da região leste do DF. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2019.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A escola é um local propício para formação de opiniões, pois além dos conhecimentos científicos, têm os conhecimentos pessoais dos alunos, os veiculados pela mídia e os que advêm com os professores e suas vivências, sendo assim este um ambiente diferenciado para a promoção de saúde justamente por sua construção de conhecimentos diversos. No entanto, as ações de educação em saúde no ambiente escolar são centralizados nos alunos, em especial no ensino fundamental. Diante disso, o presente estudo verificou a necessidade de incluir os profissionais da educação, não somente como agentes de promoção à saúde, mas também como um público que deve ser contemplado nas propostas educativas. Objetivo: Proporcionar ações de saúde e educação alimentar e nutricional (EAN) aos professores de uma Escola Pública do Ensino Fundamental em Brasília/DF que está inscrita no Programa saúde na escola (PSE). Metodologia: Trata-se de uma pesquisa transversal com metodologia quali-quantitativa. Inicialmente foram identificados as demandas e dúvidas dos educadores sobre tema nutrição e saúde, bem como foi realizada a avaliação antropométrica dos mesmos. Do total de 46 professores lecionando, 42 profissionais participaram do estudo e desta amostra 92,9% (n=39) eram do sexo feminino e 7,1% (n=3) do sexo masculino. Além disso às principais demanda levantadas foram pôr orientações sobre manejo do stress e desmistificação de tabus alimentares. Resultados: Constatou-se que 40,5% (N= 17) estavam com sobrepeso e 19,0% (n=8) com obesidade e 40,5% (n=17) eutróficos, sendo que 59% (n=23) das mulheres e 66,7% (n=2) dos homens possuem sobrepeso ou obesidade. Com relação a medida de CC 44,2% amostra apresentou resultados acima do recomendado pela OMS. Conclusão: Portanto, considerando-se que o programa saúde na escola (PSE) não aborda como devem ser realizadas as atividades de promoção à saúde e enfrentamento de obesidade ao público de professores/equipe escolar e o aumento e a mudança no perfil populacional adulta, verifica-se a importância de dar autonomia aos indivíduos através da promoção a saúde para que os mesmos possam adquirir práticas de vidas saudável que impactem, portanto, de forma positiva em sua saúde, servindo como uma prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e ademais situações voltadas a saúde.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPrograma Saúde na Escola (PSE)pt_BR
dc.subject.keywordEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subject.keywordObesidadept_BR
dc.titlePrograma Saúde na Escola : abordagens educativas com docentes de uma escola pública da região leste do DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-11T16:56:30Z-
dc.date.available2020-10-11T16:56:30Z-
dc.date.submitted2019-12-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25635-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoCorreia, Cinthya Vivianne de Souza Rocha-
dc.description.abstract1Introduction: A school is a favorable place for the formation of opinions, besides the scientific knowledge, the students learn, the media transmitted and the ones that learn from the teachers and the experiences, being thus the differentiated environment for the health promotion only by its construction of diverse knowledge. However, as health education actions in the school environment are centered on students, especially in elementary school. In this case, the present study found the need to include education professionals, not only as health promotion agents, but also as a public that should be included in educational proposals. Objective: To provide health actions and food and nutrition education (EAN) to teachers of a public elementary school in Brasília / DF that is enrolled in the School Health Program (PSE). Methodology: This is a cross-sectional research with qualitative and quantitative methodology. Initially, the educators' requests and questions about nutrition and health were used, as well as an anthropometric evaluation of them. Of the 46 teachers teaching, 42 professionals participated in the study and 92.9% (n = 39) were female and 7.1% (n = 3) male. In addition, the main demands raised were oriented on stress and demystification of food taboos. Results: It was found that 40.5% (N = 17) were overweight and 19.0% (n = 8) were obese and 40.5% (n = 17) were eutrophic, and 59% (n = 23) women and 66.7% (n = 2) men are overweight or obese. Regarding the measurement of WC 44.2% sample presented above the results recommended by WHO. Conclusion: Therefore, considering that the school health program (PSE) does not address how it should be performed as health promotion activities and coping with obesity in the public of teachers / school staff and increase and change in the adult population profile, It is verified the importance of autonomy is able to promote health for the same users to use healthy lifestyle practices that impact, therefore, positively on health, serving as a prevention of chronic noncommunicable diseases (NCDs) and other situations favorable health issues.pt_BR
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