Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2541
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ErikaGoulartAraujo.pdf772,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A mediação afetiva no processo de inclusão escolar do aluno com transtorno global do desenvolvimento - TGD : um estudo de caso
Autor(es): Araújo, Érika Goulart
Orientador(es): Silva, Geane de Jesus
Assunto: Inclusão escolar
Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD)
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 20-Jan-2012
Referência: ARAÚJO, Érika Goulart. A mediação afetiva no processo de inclusão escolar do aluno com transtorno global do desenvolvimento - TGD: um estudo de caso. 2011. 62 f. (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo enfoca questões atuais sobre uma particularidade da inclusão, constitui-se num estudo de caso sobre o papel da mediação afetiva no processo de inclusão de um aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento, compreendendo como a mediação afetiva no contexto escolar pode contribuir para o processo de inclusão educacional de um aluno com TGD. Para isso, foi necessário identificar a contribuição da mediação entre professor e aluno, observar a interação entre o aluno e seus pares, as limitações específicas e sua relação com as trocas afetivas e a identificação da mediação pedagógica que o professor lança mão para a interação do aluno com TGD. O estudo utilizou como referencial teórico os trabalhos dos teóricos como: Piaget, Vygotsky e Wallon. Empregou na metodologia a abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como instrumentos de coleta de dados as entrevistas realizadas com professores as observações do aluno no ambiente escolar e a análise de documento, sendo discutidos à luz do caráter interpretativo-construtivo. A contribuição dessas reflexões possibilita reelaborar questões sobre o papel da mediação afetiva no processo de inclusão escolar indicando sua eficácia quando resguardada a individualidade do aluno com necessidades educacionais especiais.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2541
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons