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dc.contributor.advisorSilva, Geane de Jesus-
dc.contributor.authorAraújo, Érika Goulart-
dc.identifier.citationARAÚJO, Érika Goulart. A mediação afetiva no processo de inclusão escolar do aluno com transtorno global do desenvolvimento - TGD: um estudo de caso. 2011. 62 f. (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractO presente estudo enfoca questões atuais sobre uma particularidade da inclusão, constitui-se num estudo de caso sobre o papel da mediação afetiva no processo de inclusão de um aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento, compreendendo como a mediação afetiva no contexto escolar pode contribuir para o processo de inclusão educacional de um aluno com TGD. Para isso, foi necessário identificar a contribuição da mediação entre professor e aluno, observar a interação entre o aluno e seus pares, as limitações específicas e sua relação com as trocas afetivas e a identificação da mediação pedagógica que o professor lança mão para a interação do aluno com TGD. O estudo utilizou como referencial teórico os trabalhos dos teóricos como: Piaget, Vygotsky e Wallon. Empregou na metodologia a abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como instrumentos de coleta de dados as entrevistas realizadas com professores as observações do aluno no ambiente escolar e a análise de documento, sendo discutidos à luz do caráter interpretativo-construtivo. A contribuição dessas reflexões possibilita reelaborar questões sobre o papel da mediação afetiva no processo de inclusão escolar indicando sua eficácia quando resguardada a individualidade do aluno com necessidades educacionais especiais.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.subject.keywordTranstorno Global do Desenvolvimento (TGD)en
dc.titleA mediação afetiva no processo de inclusão escolar do aluno com transtorno global do desenvolvimento - TGD : um estudo de casoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-20T12:30:16Z-
dc.date.available2012-01-20T12:30:16Z-
dc.date.issued2012-01-20T12:30:16Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2541-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2541pt_BR
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