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dc.contributor.advisorPimenta, Bráulio Gutierrez-
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Elisa Basilio de-
dc.identifier.citationCARVALHO, Ana Elisa Basilio de. Simulação numérica de aerofólios com oscilação vertical em regime supersônico. 2018. xi, 109 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho mostra uma investigação preditiva sobre simulações numéricas em regime supersônico de aerofólios que apresentam um movimento de oscilação vertical. Inicialmente, é feita uma breve revisão bibliográfica, apresentando as publicações mais relevantes para o tema, assim como a exposição da base teórica usada, o cluster de computação que realizou as execuções e os objetivos. Em seguida, o método numérico com base no método da fronteira imersa é descrito, assim como os cálculos dos coeficientes aerodinâmicos implementados no código VAT e suas validações. O aerofólio simétrico NACA 0012 e o aerofólio transônico supercrítico OAT15A são simulados em frequências de 0 a 100 Hz, em intervalos de 10 Hz. São comentadas as evoluções de fenômenos no escoamento como choques destacados, ondas de bordo de fuga, ondas de choque lambda e esteira de vórtices. As distribuições dos coeficientes de pressão são mostradas como curvas de nível em função do tempo, apresentando histerese em ambos os aerofólios e representando bem as ondas de choque que estão em contato com a superfície. As funções dos coeficientes de sustentação, arrasto e momento possuem amplitudes em três escalas diferentes, além de apresentarem pequenas oscilações, como um ruído de sinal. Todos os resultados são discutidos e comparados, inclusive por meio de uma análise estatística, concluindo que, para as condições do escoamento usadas neste projeto, não foi possível gerar valores negativos para o coeficiente de arrasto, mas foi identificada uma redução no seu valor, para aproximadamente 0,1 em frequências próximas a 40 Hz.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAerodinâmicapt_BR
dc.subject.keywordAeroacústicapt_BR
dc.subject.keywordTermodinâmicapt_BR
dc.subject.keywordMecânica dos fluidospt_BR
dc.titleSimulação numérica de aerofólios com oscilação vertical em regime supersônicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-30T14:44:46Z-
dc.date.available2020-07-30T14:44:46Z-
dc.date.submitted2018-11-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25199-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work shows a predictive research on numerical simulations in a supersonic regime of airfoils that present a plunging motion. Initially, a brief bibliographic review is made, presenting the most relevant publications for the subject, as well as the exposition of the theoretical basis used, the computation cluster that carried out the executions and the objectives. Then, the numerical method based on the immersed boundary method is described, as well as the calculations of the aerodynamic coefficients implemented on the VAT code, and its validation. The symmetrical NACA 0012 airfoil and the supercritical transonic OAT15A airfoil were simulated in frequencies from 0 to 100 Hz, in intervals of 10 Hz. The evolution of flow phenomena such as bow shocks, trailing-edge shocks, lambda shocks and vortex street are commented. The pressure coefficient distributions are shown as contour lines, as a functions of time, presenting hysteresis in both airfoils and representing well the shock waves that are in contact with the surface. The lift, drag and moment coefficient functions have amplitudes in three different scales, and also showing small oscillations, similar to a background noise reading. All of the results are discussed and compared, including a statistical analysis, concluding that, for the flow conditions used in this project, it was not possible to generate negative values for the drag coefficient, but a reduction in its value was identified, to approximately 0.1 at frequencies close to 40 Hz.pt_BR
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