Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25126
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PedroPellegrinoDaFonseca_tcc.pdf3,61 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de cenário alternativo para sistema de condensação de um complexo multiempresarial
Autor(es): Fonseca, Pedro Pellegrino da
Orientador(es): Pimenta, João Manoel Dias
Assunto: Torres de resfriamento
Climatização
Eficiência energética
Data de apresentação: 3-Jul-2019
Data de publicação: 29-Jul-2020
Referência: FONSECA, Pedro Pellegrino da. Avaliação de cenário alternativo para sistema de condensação de um complexo multiempresarial. 2019. xiv, 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo comparativo e propositivo do impacto energético de dois cenários de operação de torres de resfriamento no sistema de condensação da central de água gelada de um complexo multiempresarial situado em Brasília – DF, que inclui 4 chillers com condensação a água. O estudo de caso se baseou na análise de dois cenários: uma ou 5 torres operando simultaneamente, apresentando simulações termoenergéticas computacionais e, posteriormente, a análise da melhor alternativa e os seus impactos energéticos e financeiros para o complexo.
Abstract: This work presents a comparative study of the energy impact of two cooling tower operation scenarios in a condensation system of the chilled water plant of a multi-company complex located in Brasília, DF, which is constituted by four water condensed chillers. The case study is based on a double scenario analysis: one or five towers operating simultaneously, presenting computational thermoenergetic simulations and, later, an analysis of the best alternative and its energetic and financial effects.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.