Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2504
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AndreiaPiresdaCosta.pdf450,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da afetividade no processo da inclusão escolar
Autor(es): Costa, Andréia Pires da
Orientador(es): Raposo, Mírian Barbosa Tavares
Assunto: Inclusão escolar
Afetividade
Professores e alunos
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 18-Jan-2012
Referência: COSTA, Andréia Pires da. A importância da afetividade no processo da inclusão escolar. 2011. 57 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho apresenta elementos para o estudo da relação existente entre a afetividade e a inclusão escolar. O objetivo principal é compreender como a afetividade está sendo trabalhada nas escolas e qual a sua importância no processo de inclusão escolar. Tem como abordagem teórica principal as teorias e estudos de Piaget, Vygotsky e Wallon. Utiliza como dados de pesquisa os resultados alcançados através de duas entrevistas realizadas em uma escola inclusiva de educação infantil. Analisa, para tanto, diversas questões, como interações entre aluno e equipe escolar, construção de um ambiente afetivo e formação contínua dos professores. Através da pesquisa pôde-se identificar a relação intrínseca que ocorre entre a afetividade e a aprendizagem significativa. Compreendeu-se que a mente humana não é formada apenas por uma dimensão cognitiva, mas fundamentalmente pela dimensão afetiva, e que a inclusão escolar só pode ocorrer através da afetividade, elemento crucial na formação de pessoas seguras e capazes de resolver conflitos de qualquer natureza.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons