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dc.contributor.advisorPimenta, Bráulio Gutierrez-
dc.contributor.authorMartins, Rômulo de Souza-
dc.identifier.citationMARTINS, Rômulo de Souza. Estudo aerodinâmico de asa multielementos em efeito solo gerando Downforce utilizando ferramentas de dinâmica de fluidos computacional. 2018. xiv, 108 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se a investigar os resultados de simulações numéricas, usando o pacote comercial STAR-CCM+, do escoamento sobre a asa dianteira modificada de um Fórmula 1 Tyrrel 26 para aplicação automobilística em efeito solo, para a qual se possui resultados realizados no Túnel de Vento com assoalho de cinta rotativa da Universidade de Southampton [1]. Por se tratar de um pacote com grande penetração na indústria, objetiva-se comparar diferentes configurações disponibilizadas pelo software, tais como modelos de turbulência, definições físicas e diferentes malhas, assim estabelecer diretrizes para estudos de escoamento sobre asas com efeito solo. A maioria dos resultados gerados foram utilizados as equações médias não transientes de Navier-Stokes (RANS). Para estas equações médias, foram gerados resultados com condição de escorregamento e aderência. Também foram gerados resultados transientes com as equações médias de Navier- Stokes (URANS), sendo estas apenas com condição de não escorregamento. Na tentativa de capturar pequenas escalas, o programa STAR-CCM+ dispõe de uma formulação que mistura uma abordagem Large Eddy Simulation (LES) e RANS, chamado de DES. Seus resultados foram comparados aos URANS.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAerodinâmicapt_BR
dc.subject.keywordEfeito solo (Aerodinâmica)pt_BR
dc.subject.keywordSustentação (Aerodinâmica)pt_BR
dc.titleEstudo aerodinâmico de asa multielementos em efeito solo gerando Downforce utilizando ferramentas de dinâmica de fluidos computacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-27T14:15:27Z-
dc.date.available2020-07-27T14:15:27Z-
dc.date.submitted2018-06-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24833-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work proposes to investigate the results of numerical simulations, using the commercial package STAR-CCM +, of the flow on the measurement of modification of Formula 1 Tyrrel 26 for automotive application in ground effect, which a series of results in a moving belt rig wind tunnel of Southampton University are available [1]. Because it is a package with great penetration in the industry, it aims to compare different sets offered by the software platform, such as turbulence models, physical definitions and different mesh, thus establishing guidelines for studies of flow on wings with ground effect. Most of the results were used the Reynolds-Averaged Navier-Stokes equations (RANS) with wing Slip and Non-Slip condition. Transient results were generated with Navier-Stokes equations (URANS), which were only non-slip condition. In an attempt to capture the smaller scales, the STAR-CCM+ program has a formulation that blends the Large-Eddy Simulation and RANS approach, called DES. Their results were compared to the URANS.pt_BR
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