Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24601
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LurdesdeAbreudosSantos_tcc.pdf590,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ludicidade no processo de alfabetização
Autor(es): Santos, Lurdes de Abreu dos
Orientador(es): Sousa, José Vieira de
Assunto: Ludicidade
Alfabetização
Ensino fundamental
Aprendizagem
Educação de crianças
Data de apresentação: 28-Nov-2018
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: SANTOS, Lurdes de Abreu dos. Ludicidade no processo de alfabetização. 2018. ix, 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cavalcante-GO, 2018.
Resumo: O presente trabalho aborda a “Ludicidade no processo de alfabetização” buscando através de pesquisa exploratória investigar a importância da ludicidade no processo de alfabetização de crianças do 2º ano, conceituar alfabetização e ludicidade, verificar como ocorre a ludicidade no processo de alfabetização, apresentar e analisar os resultados. Para atingir tais objetivos foi realizada pesquisa bibliográfica, entrevistas com duas professoras do 2º ano do ensino fundamental em uma escola municipal no município de Cavalcante-GO e apresentação e análise dos resultados em forma de relatório. A pesquisa traz como resultado final a confirmação de que a ludicidade contribui significativamente para o processo de alfabetização das crianças do segundo ano levando em consideração o contexto da pesquisa e contribuições dos autores citados (ZANATTA, et.al. 2015, SANTAIANA; FORELL, 2017; ROCHA; RIBEIRO, 2017; MACEDO, et.al., 2017; COSTA, 2008; MOREIRA; CANDAU, 2003; DALLABONA; MENDES, 2004; ROLIM, et.al, 2008; DIAS, 2013; FERREIRO, 1995; SANT’ANA; NASCIMENTO, 2011), contudo há prevalência de atividades mecânicas nas turmas de alfabetização pesquisadas devido à facilidade de organização e autonomia do professor em sala de aula que acaba optando por este método.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.