Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24522
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BárbaraTrindadeMedeirosDaSilva_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Participação social : um estudo preliminar sobre a influência das audiências públicas nas resoluções da ADASA
Autor(es): Silva, Bárbara Trindade Medeiros da
Orientador(es): Capelari, Mauro Guilherme Maidana
Assunto: Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa)
Políticas públicas
Audiência pública
Participação social
Data de apresentação: 5-Jul-2019
Data de publicação: 22-Jul-2020
Referência: SILVA, Bárbara Trindade Medeiros da. Participação social: um estudo preliminar sobre a influência das audiências públicas nas resoluções da ADASA. 2019. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Essa pesquisa tem por objetivo identificar a existência de influência das audiências públicas realizadas no âmbito da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal – Adasa, sobre as Resoluções emitidas por essa instituição. Para o estudo dessa temática, foi feita análise do desenho institucional das audiências públicas e do tratamento dado pela Agência às contribuições elaboradas pelos participantes. Conforme aponta a bibliografia, com a inclusão de novos atores no processo de tomada de decisão evidenciam especificidades locais que servem de insumo para o aperfeiçoamento das políticas públicas, além de atribuir maior poder ao cidadão. A pesquisa utiliza a abordagem qualitativoexploratória, com estudo de caso e entrevista semiestruturada, analisando áudio, transcrição, ata, processo de preparação da audiência e as respostas obtidas através das entrevistas. Os resultados encontrados mostram que as audiências analisadas foram capazes de influenciar nas Resoluções da Adasa, todavia refletiram um ambiente de desigualdades entre os participantes, tendo em vista que foram incorporadas aos normativos apenas as contribuições de agentes que já possuem conhecimentos técnicos sobre os assuntos tratados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.