Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24292
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AndreLuizAmorimDeCastro_tcc.pdf5,37 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto e construção de um robô manipulador SCARA
Autor(es): Castro, André Luiz Amorim de
Orientador(es): Vidal Filho, Walter de Britto
Assunto: Robôs
Automação
Robótica
Data de apresentação: 4-Jul-2019
Data de publicação: 23-Jun-2020
Referência: CASTRO, André Luiz Amorim de. Projeto e construção de um robô manipulador SCARA. 2019. 107 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um braço robótico com morfologia SCARA de boa precisão para aplicações didáticas em salas de aula e laboratórios, de forma a propiciar o contato do estudante de engenharia com manipuladores industriais cada vez mais presentes no mercado. Para isso será realizada a sua definição de características do robô e feito seu dimensionamento e construção, contando ainda com analise de erros para o controle de desvios do manipulador, garantindo assim uma precisão mínima pré-definida.
Abstract: This work aims to develop a robotic arm with SCARA morphology and good accuracy for educational applications in classrooms and laboratories, to provide to the engineering student the contact with industrial robots even more present in the market. In order to do this, it will be carried out the robot’s characterization, dimensioning and construction, providing also errors’ analysis for the control of deviations of the manipulator, thus guaranteeing a minimum precision predefined.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.