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dc.contributor.advisorVeras, Carlos Alberto Gurgel-
dc.contributor.authorAzevedo, Victor Araújo-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Victor Araújo. Desenvolvimento de bancada para ensaios de estatorreatores a combustível sólido. 2018. xi, 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018.pt_BR
dc.description.abstractOs recentes avanços na utilização de parafina como combustível sólido para motores foguete híbridos desperta interesse na aplicação deste hidrocarboneto em estatorreatores a combustível sólido, nos quais o oxidante empregado na queima do combustível é extraído do ar atmosférico, similar às turbinas aeronáuticas. No entanto, não foi identificada nenhuma publicação científica a respeito dessa temática. Nesse sentido, o trabalho se propõe a desenvolver e avaliar uma bancada experimental para a realização de ensaios de estatorreatores a combustível sólido com o intuito de promover a caracterização de parâmetros relevantes para o projeto de estatorreatores do tipo Ramjet, como a determinação da taxa de regressão do combustível sólido parafina com o ar atmosférico e das condições operacionais do motor, e, portanto, contribuir para a expansão e o desenvolvimento desse campo de conhecimento. Para tal, realizou-se o desenvolvimento bancadas experimentais no Laboratório de Energia e Ambiente e no Laboratório de Propulsão Química, da UnB, nas quais procederam-se testes para avaliar o funcionamento da bancada.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMotores de foguetespt_BR
dc.subject.keywordParafinapt_BR
dc.subject.keywordCombustíveis para motorespt_BR
dc.titleDesenvolvimento de bancada para ensaios de estatorreatores a combustível sólidopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-19T00:17:52Z-
dc.date.available2020-06-19T00:17:52Z-
dc.date.submitted2018-11-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24262-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The recent developments in the use of paraffin as solid fuel in hybrid rockets have led to a growing interest in its applications in solid fuel ramjets, in which the oxidizer used in the combustion process is obtained from the atmospheric air, like an aeronautical turbine. Nonetheless, no scientific publication about this application has been identified. In this sense, the project proposes to develop and evaluate a test bench to be used in experiments involving solid fuel ramjet research, to characterize relevant parameters for the development of such applications, like the regression rate of solid fuel paraffin and air and the operational conditions of the motor, therefore, contributing to the development and expansion of this research area. Thus, there was the development of experimental test benches at the Energy and Environment Laboratory and the Chemical Propulsion Laboratory, of UnB, in which proceeded the tests to evaluate the operation of the motor.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



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