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Título: A formação do sujeito autor : o lúdico como estratégia pedagógica potencializadora da autoria de pensamento
Autor(es): Guimarães, Virgínia Perpetuo
Orientador(es): Castro, Carla Castelar Queiroz de
Assunto: Desenvolvimento humano
Aprendizagem
Crianças - formação
Atividades lúdicas
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: GUIMARÃES, Virgínia Perpetuo. A formação do sujeito autor: o lúdico como estratégia pedagógica potencializadora da autoria de pensamento. 2011. 93 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A autoria de pensamento é aprendizado importante para o desenvolvimento do indivíduo e, por isso, deve ser trabalhada em todas as instituições educativas. É papel da escola criar um ambiente e condições que estimulem a aquisição deste conhecimento por parte dos alunos. Entendo a autoria do pensamento como a percepção do indivíduo como capaz de conceber seus pensamentos e conhecimentos sem auxílio de outra pessoa. Acredita-se que seu aprendizado pode ser potencializado utilizando-se da ludicidade no ambiente escolar. Com base em referenciais teóricos e em pesquisa da prática educativa, pretende-se refletir sobre a importância da autoria de pensamento para a constituição do aluno e como o lúdico poderá interferir neste processo, verificando sua eficácia neste. A pesquisa qualitativa foi realizada em uma escola particular baseada em dados coletados por entrevistas e observações. Por meio de tais informações chegou-se a conclusão de que há necessidade de mais formação para os profissionais da educação com relação ao lúdico e a autoria de pensamento e que os alunos necessitam de um ambiente estimulador e desafiador, proporcionado pelo lúdico, para desenvolver sua autoria de pensamento, bem como de reconhecimento e respeito por parte do professor. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The authorship of thought is an important learn to the children’s develop, so this needs to be teached in all the educational institutions. The school needs to create an environment that stimulates the students to get this knowledge. I understand that the authorship of thought is the individual's perception as capacited to conceive your thoughts and knows, with no another one help. I believe that this learn may be potentiated by the use of playful activities in the educative context. Based on the theoretical and in an educative research, I pretend to think about the importance of the authorship of thought for the student and how the ludic may interfere on it. The qualitative research was conducted in a private school based on information collected in interviews and observations. Using these informations we conclude that the educational professional needs more information about the playful and theauthorship of thought and that the students need a stimulated and challenger context, made by the playful, to develop yours authorship of thought.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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