Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23826
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_EvelynDeBrittoDutra.pdf895,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade da saúde no Brasil : um retrato do seu desempenho baseado na abordagem sistêmica
Autor(es): Dutra, Evelyn de Britto
Orientador(es): Gomes, Vanessa Cabral
Assunto: Saúde pública - avaliação
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Data de apresentação: 13-Fev-2019
Data de publicação: 29-Abr-2020
Referência: DUTRA, Evelyn de Britto. Qualidade da saúde no Brasil: um retrato do seu desempenho baseado na abordagem sistêmica. 2019. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo desse trabalho é avaliar, por meio da abordagem sistêmica, a qualidade da Saúde no Brasil. Assim como defende a Teoria Geral dos Sistemas, existem concepções e problemas semelhantes observados nos mais diferentes campos da ciência. Nesse contexto, a saúde no Brasil deve ser interpretada conforme um sistema, que transforma insumos em resultado especializados, como serviços para atender às necessidades de saúde dos usuários e melhorar a saúde da população. Trata-se de uma pesquisa descritiva com dados quantitativos e secundários. O instrumento de pesquisa utilizado foi uma adaptação do Painel de Monitoramento e de Avaliação da Gestão do Sistema Único de Saúde, que divide os indicadores em: entradas como demanda, capital e força de trabalho; processos como a participação e controle social; saídas como produtos e resultados. Foram analisados 17 indicadores, sendo que somente 7 atendem ao critério de qualidade. Conclui-se que a entrada do sistema foi a parte que menos atendeu aos parâmetros de qualidade, a demanda não está sendo suprida e o capital e a força de trabalho estão atuando abaixo do esperado. Assim, os efeitos são percebidos em todo o sistema, como um processo de feedback ruim e diminuição de consultas na Atenção Básica. Contudo, os indicadores de resultados atenderam ao quesito de qualidade, mostrando que as demandas transformadas conseguem impactar positivamente a saúde da população.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.