Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23577
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RodrigoFariaVieiraDosAnjos_tcc.pdf583,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A compatibilidade da tese relativa à taxatividade mitigada do agravo de instrumento com o rol do artigo 1.015 do Código de Processo Civil de 2015
Autor(es): Anjos, Rodrigo Faria Vieira dos
Orientador(es): Moraes, Daniela Marques de
Assunto: Agravo (Direito processual)
Brasil. Código de processo civil (2015)
Recursos (Direito)
Data de apresentação: 13-Jun-2019
Data de publicação: 2-Abr-2020
Referência: ANJOS, Rodrigo Faria Vieira dos. A compatibilidade da tese relativa à taxatividade mitigada do agravo de instrumento com o rol do artigo 1.015 do Código de Processo Civil de 2015. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Em um contexto pautado na garantia de uma tutela jurisdicional satisfativa, o Código de Processo Civil de 2015 inovou no que tange às hipóteses de impugnação das decisões interlocutórias, de forma a estabelecer como regra a irresignação diferida, para, assim, restringir o trâmite de recursos em autos apartados. Em que pese a respectiva escolha legislativa, o Superior Tribunal de Justiça, em precedente de observância obrigatória, optou por relativizar tal disposição legal, sob o fundamento de que não seria capaz de resguardar eventuais situações urgentes irrecorríveis de imediato. Nesse sentido, por meio de uma metodologia de análise da doutrina e da jurisprudência, discute-se sobre a compatibilidade dessa tese com a sistemática prevista no CPC/15.
Abstract: In a context based on the guarantee of a satisfactory judicial protection, the Civil Procedure Code of 2015 innovated with regard to the hypothesis of challenging interlocutory decisions, in order to establish as a rule the diferred irresignation, in a mean to restrict the processing of appeals in separate proceedings. In spite of its legislative choice, the Superior Court of Justice, in a precedent of compulsory compliance, opted to relativize such legal provision, on the grounds that it would not be able to protect any urgent situations immediately unappealable. For this reason, it is being discussed the compatibility of this thesis with the systematics foreseen in CPC/15.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons