Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23550
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JuliaPereiraFestas_tcc.pdf637,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O controle judicial do arquivamento de inquéritos policiais à luz do sistema acusatório
Autor(es): Festas, Júlia Pereira
Orientador(es): Queiroz, Paulo de Souza
Assunto: Processo penal
Inquérito policial
Direito processual penal
Ação judicial
Data de apresentação: 3-Abr-2019
Data de publicação: 31-Mar-2020
Referência: FESTAS, Júlia Pereira. O controle judicial do arquivamento de inquéritos policiais à luz do sistema acusatório. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Na doutrina do Direito Processual Penal e na jurisprudência, discute-se se seria ou não compatível com o sistema acusatório o controle judicial do arquivamento do inquérito policial. Com efeito, há autores que defendem que há a necessidade de um controle judicial, para dar efetividade ao princípio da obrigatoriedade da ação penal. Por outro lado, parte da doutrina sustenta que o controle judicial é indevido e não se coaduna com os princípios do sistema acusatório. Nesse contexto, o presente trabalho tem como escopo avaliar, à luz do ordenamento jurídico brasileiro, se, de fato, há (ou não) compatibilidade entre o controle judicial do arquivamento do inquérito policial e o sistema acusatório constitucionalmente adotado. A análise dessa (in)compatibilidade será feita por meio do estudo dos argumentos apontados pela doutrina e pela jurisprudência e, ao final, será apresentada a conclusão a que esta autora chegou.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons