Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23437
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CarlosRobertoDeMedeirosJunior_tcc.pdf705,02 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLopes, Othon de Azevedo-
dc.contributor.authorMedeiros Júnior, Carlos Roberto de-
dc.identifier.citationMEDEIROS JÚNIOR, Carlos Roberto de. Projeto de lei Escola sem Partido: um exercício de fé do poder político?. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho é analisar o projeto de lei nº 246/2019, vulgarmente denominado de “Escola sem partido”, a partir de considerações teóricas de autores vinculados às ciências políticas e sociais, bem como a partir de considerações jurídicas. O projeto de lei em referência, apresentado por um conjunto de Deputados Federais à Câmara dos Deputados do Brasil, tem como objetivo regulamentar o modo pelo qual o Professor deverá ministrar o conteúdo acadêmico em sala de aula. Tendo como referência um estudo acerca do exercício do poder na sociedade, a partir do Estado Moderno, buscar-se-á identificar as características e as peculiaridades do poder político e do poder ideológico. Ademais, será apresentado um panorama do cenário político brasileiro contemporâneo, a fim de se entender os motivos pelos quais se busca justificar o projeto de lei nº 246/2019. Por fim, o projeto de lei em referência será colocado em perspectiva com dois grandes núcleos de ideais políticos que, para o cientista político Michael Oakeshott, conduziram as formas de governo dos últimos cinco séculos da sociedade ocidental, quais sejam: a política da fé e a política do ceticismo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProjetos de leipt_BR
dc.subject.keywordIdeologia e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolítica e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPrograma Escola Sem Partidopt_BR
dc.titleProjeto de lei Escola sem Partido : um exercício de fé do poder político?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-25T18:09:36Z-
dc.date.available2020-03-25T18:09:36Z-
dc.date.submitted2019-06-27-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23437-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The objective of the present work is to analyze the draft law number 246/2019, commonly called “School without a party”, based on theoretical considerations of authors related to political and social sciences, as well as from legal considerations. The draft law in question, presented by a group of Federal Deputies to the Chamber os Deputies of Brazil, aims to regulate the way in which the teacher should deliver academic contente in the classroom. Taking as reference a study about the exercise of power in society, from the Modern State, we will seek to identify the characteristics and peculiarities of political power and ideological power. In addition, an overview of the contemporary Brazilian political scene will be presented, in order to understand the reasons for which draft law number 246/2019 would be justified. Finally, the bill will be put into perspective with two major clusters of political ideals that, for the political scientist Michal Oakshott, led the forms of government of the last five centuries of Western society, namely: politics of faith and the politics of skeptcism.pt_BR
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons