Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23043
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnaLuisaBraun_tcc.pdf24,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gûyrá : uma coleção de joias inspirada nas aves brasileiras
Autor(es): Rodrigues, Ana Luisa Braun
Orientador(es): Jardim, Symone Rodrigues
Assunto: Design de acessórios
Gemas e joias
Design de produtos
Data de apresentação: 1-Jul-2019
Data de publicação: 29-Jan-2020
Referência: RODRIGUES, Ana Luisa Braun. Gûyrá: uma coleção de joias inspirada nas aves brasileiras. 2019. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O projeto desenvolvido para a Diplomação em Projeto de Produto consiste na criação de uma coleção de joias com inspiração nas aves brasileiras da família Psittacidae, que abrange araras e periquitos. Para tanto, inicialmente foi definido um método projetual para servir como guia para o trabalho, que se deu de forma não linear. Foram realizadas pesquisas que serviram de base para o projeto, como sobre a história da joalheria e suas tipologias. Foram também identificadas e analisadas as diferentes simbologias da joia na sociedade, e destacadas as distintas reações emocionais que esse produto causa nos indivíduos. O processo de análise de semelhantes permitiu reconhecer diferentes tendências e estilos, além de apontar particularidades que destacam um profissional em um mercado tão vasto e concorrido. A partir da definição de um público-alvo e da escolha um tema, a coleção foi desenvolvida observando requisitos estabelecidos que guiaram as formas e escolha de materiais de cada peça. Por fim, o processo de fabricação foi validado por meio da execução de um protótipo.
Abstract: The graduation project developed for the Product Design degree consists on the creation of a jewellry collection inspired by Brazilian’s birds from the Psittacidae family, that includes macaws and parakeets. Therefore, initially a design method was used to serve as a guide for the work, which occurred in a non-linear way. Researches such as the history of jewelry and its typologies were made to serve as a basis for the project. The different symbologies of jewelry in society were also identified and analyzed, and the different emotional reactions that this product cause in individuals were highlighted. The process of analysis of competitors allowed to recognize different trends and styles, in addition to pointing out particularities that highlight a professional in such a vast and crowded market. From defining a target audience and choosing a theme, the collection was developed observing established requirements that guided the forms and choice of materials for each piece. Finally, the manufacturing process was validated through the execution of a prototype.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Projeto de Produto, 2019.
Aparece na Coleção:Design



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons