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Título: Simulação numérica do escoamento turbulento sobre o Corpo de Ahmed
Autor(es): Ferrari, Jalusa Maria da Silva
Orientador(es): Noleto, Luciano Gonçalves
Assunto: Mecânica dos fluidos
Aerodinâmica
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 23-Out-2019
Referência: FERRARI, Jalusa Maria da Silva. Simulação numérica do escoamento turbulento sobre o Corpo de Ahmed. 2019. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Neste trabalho é realizado a simulação numérica do escoamento turbulento ao redor de um corpo de Ahmed imerso no ar para determinar os coeficientes aerodinâmicos do corpo com diferentes rebaixos. O corpo avaliado é uma simplificação de um veículo automobilístico proposta por Ahmed et al. (1984). A avaliação estacionária do caso bidimensional e tridimensional do escoamento incompressível ao redor do corpo de Ahmed é realizada para diferentes ângulos de rebaixo. Os ângulos avaliados de rebaixo variam de 0o a 45o. O ponto de separação da camada limite é determinado para os ângulos em análise através de um coeficiente adimensional de atrito. Os coeficientes aerodinâmicos de arrasto 𝐶𝑑 e sustentação 𝐶𝑙, campos de pressão e velocidade são apresentados a fim de caracterizar o corpo de Ahmed em função do ângulo de rebaixo. O número de Reynolds avaliado é de 9, 4 · 104, mantido constante para todos os casos. O número de Reynolds é calculado com base no comprimento longitudinal do corpo de Ahmed, 𝑙. O modelo de turbulência usado é o 𝑘−𝜔 SST. As simulações numéricas foram comparadas com resultados disponíveis na literatura aberta e mostram-se concordantes com outros autores. O coeficiente de arrasto do corpo com rebaixo de 25o apresentou concordância com a equação de coeficiente de atrito proposta por Bello-Millán et al. (2016) como função apenas do número de Reynolds.
Abstract: In the present work, a numerical simulation is made for turbulent flow around the Ahmed body immersed body in air in order to determine aerodynamic coefficients for different slants. The evaluated body is a simplification of an automobilistic vehicle proposed by Ahmed et al. (1984). The stationary analysis of bidimensional and tridimensional of an incompressible flow around the Ahmed body is carried for different slant angles. The slant angles vary from 0o to 45o .The detachment point is defined through an dimensionless skin friction factor. The aerodynamic coefficients of drag 𝐶𝑑 and lift 𝐶𝑙, pressure and velocity fields are presented to characterize the Ahmed body for different slant angles. Reynolds number is 9, 4 · 104, held constant for all simulated cases. The Reynolds number is calculated using the longitudinal length of the Ahmed body, 𝑙. The turbulence model used is 𝑘 − 𝜔 SST. Numerical simulations were compared with available results in open literature and showed agreement with other authors. The drag coefficient in the body with slant angle of 25o matchs with the drag coefficient equation proposed by Bello-Millán et al. (2016) as a function only of Reynolds number.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.22623
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