Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22502
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_EduardoAntunesDeSouza_tcc.pdf765,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Rugby na escola : projeto rugby integral nas escolas de Samambaia-DF
Autor(es): Souza, Eduardo Antunes de
Orientador(es): Castro, Iran Junqueira de
Assunto: Rugby
Educação física escolar
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 4-Out-2019
Referência: SOUZA, Eduardo Antunes de. Rugby na escola: projeto rugby integral nas escolas de Samambaia-DF. 2017. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este presente estudo tem como foco principal o rugby na escola, com ênfase no projeto rugby integral nas escolas de Samambaia - DF. O tema surgiu a partir de uma oportunidade de praticar a modalidade na universidade, onde assim pude conhecer esse esporte incrível e de um valor social imenso. O problema que desencadeou este estudo, parte do pressuposto que o rugby dificilmente é desenvolvido nas escolas, seja por falta de conhecimento da modalidade e/ou por falta de interesse do professor. Dessa forma, busco no projeto rugby integral destacar a importância desse tema como ferramenta de ensino nas aulas de educação física. O objetivo deste estudo avalia se os objetivos do projeto rugby integral nas escolas que participaram do programa em Samambaia - DF foram atingidos, verificar os impactos positivos e negativos do programa nas escolas, além de analisar se as aulas de rugby na escola contribuíram para uma melhora do rendimento interdisciplinar do aluno e por fim identificar o nível de participação dos alunos nas aulas de rugby oferecidas pelo projeto. Trata-se de um estudo com uma abordagem quantitativa e de natureza pesquisa aplicada e os procedimentos utilizados para a pesquisa podem ser classificados como estudo de caso. A coleta de dados foi feita por meio de estudo bibliográfico, utilizando-se de dois questionários estruturados com questões de características fechadas. A amostra foi composta por alunos e representantes da escola que participaram do projeto no seu ano de execução. Conclui-se que o projeto rugby integral nas escolas em Samambaia – DF teve um impacto positivo, muito satisfatório nas escolas, podendo ser desenvolvido nas aulas de educação física ou na escola como forma de projeto, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem do aluno.
Abstract: This study has as main focus the rugby in the school, with emphasis on the integral rugby project in the schools of Samambaia - DF. The theme arose from an opportunity to practice the modality in the university, where I was able to know this incredible sport and of immense social value. The problem that triggered this study, starts from the assumption that rugby is hardly developed in schools, either because of lack of knowledge of the modality and / or lack of interest of the teacher. Thus, I look for the integral rugby project to highlight the importance of this theme as a teaching tool in physical education classes. The objective of this study is to evaluate if the objectives of the integral rugby project in the schools that participated in the program in Samambaia - DF were reached, to verify the positive and negative impacts of the program in the schools, besides to analyze if the classes of rugby in the school contributed to an improvement of the student's interdisciplinary performance and finally to identify the level of student participation in the rugby classes offered by the project. It is a study with a quantitative approach and applied research nature and the procedures used for the research can be classified as a case study. Data collection was done through a bibliographic study, using two structured questionnaires with closed-label questions. The sample was composed of students and school representatives who participated in the project in its year of execution. It is concluded that the integral rugby project in schools in Samambaia - DF had a positive impact, very satisfactory in schools, and could be developed in physical education classes or in school as a form of project, aiding in the student's teaching-learning process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons