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https://bdm.unb.br/handle/10483/2221
Título: | Sucata como recurso didático : despertar da imaginação e criação na infância |
Autor(es): | Lima, Maíra Barbosa de |
Orientador(es): | Teles, Lúcio França |
Assunto: | Educação de crianças Arte na educação Atividades lúdicas Ensino - meios auxiliares |
Data de apresentação: | Jul-2011 |
Data de publicação: | 3-Jan-2012 |
Referência: | LIMA, Maíra Barbosa de. Sucata como recurso didático: despertar da imaginação e criação na infância. 2011. 100 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Esta pesquisa consiste na análise das possibilidades de uso da sucata como recurso didático, tendo em vista a relevância de se trabalhar com elementos que enriqueçam a prática pedagógica e, consequentemente, favoreçam um processo de ensino e aprendizagem significativo. O local de pesquisa é um ambiente informal de ensino, em que foram utilizadas oficinas diversificadas com objetivos preestabelecidos, a fim de analisar a influência das oficinas de sucata como recursos didáticos. Nessas oficinas foram trabalhados constantemente valores e atitudes capazes de despertar para a importância que cada indivíduo possui na preservação do meio ambiente, sendo a enfatizada a criatividade das crianças no processo de transformação de sucata em arte. Todas as vivências foram propostas por meio de experiências de ensino aprendizagem que viabilizassem a participação dinâmica e interativa das crianças e proporcionassem a sua socialização a partir de oficinas que envolvessem o trabalho em equipe. Os subsídios teóricos para a abordagem da temática foram fundamentalmente os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, documentos elaborados pelo Ministério da Educação, com o intuito de orientar a prática pedagógica dos educadores. As oficinas lúdicas demonstraram que o trabalho artístico de transformação da sucata em arte envolveu as crianças, despertando a criatividade e estimulando o imaginário, além de propiciar, por meio da brincadeira, o aprimoramento das capacidades de conviver, trabalhar em equipe e lidar com sentimentos e emoções, aspectos fundamentais ao desenvolvimento e aprendizagem infantil. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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