Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2221
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MairaBarbosadeLima.pdf3,25 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorTeles, Lúcio França-
dc.contributor.authorLima, Maíra Barbosa de-
dc.identifier.citationLIMA, Maíra Barbosa de. Sucata como recurso didático: despertar da imaginação e criação na infância. 2011. 100 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.en
dc.description.abstractEsta pesquisa consiste na análise das possibilidades de uso da sucata como recurso didático, tendo em vista a relevância de se trabalhar com elementos que enriqueçam a prática pedagógica e, consequentemente, favoreçam um processo de ensino e aprendizagem significativo. O local de pesquisa é um ambiente informal de ensino, em que foram utilizadas oficinas diversificadas com objetivos preestabelecidos, a fim de analisar a influência das oficinas de sucata como recursos didáticos. Nessas oficinas foram trabalhados constantemente valores e atitudes capazes de despertar para a importância que cada indivíduo possui na preservação do meio ambiente, sendo a enfatizada a criatividade das crianças no processo de transformação de sucata em arte. Todas as vivências foram propostas por meio de experiências de ensino aprendizagem que viabilizassem a participação dinâmica e interativa das crianças e proporcionassem a sua socialização a partir de oficinas que envolvessem o trabalho em equipe. Os subsídios teóricos para a abordagem da temática foram fundamentalmente os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, documentos elaborados pelo Ministério da Educação, com o intuito de orientar a prática pedagógica dos educadores. As oficinas lúdicas demonstraram que o trabalho artístico de transformação da sucata em arte envolveu as crianças, despertando a criatividade e estimulando o imaginário, além de propiciar, por meio da brincadeira, o aprimoramento das capacidades de conviver, trabalhar em equipe e lidar com sentimentos e emoções, aspectos fundamentais ao desenvolvimento e aprendizagem infantil.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordArte na educaçãoen
dc.subject.keywordAtividades lúdicasen
dc.subject.keywordEnsino - meios auxiliaresen
dc.titleSucata como recurso didático : despertar da imaginação e criação na infânciaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-01-03T18:55:12Z-
dc.date.available2012-01-03T18:55:12Z-
dc.date.issued2012-01-03T18:55:12Z-
dc.date.submitted2011-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2221-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons