Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2195
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_EdenilsaEntringerGomes.pdf634,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo acerca dos desafios e possibilidades de inclusão escolar de alunos com deficiência visual em uma escola do município de Marechal Floriano
Autor(es): Gomes, Edenilsa Entringer
Orientador(es): Nunes, Alia Maria Barrios González
Assunto: Deficientes visuais
Educação inclusiva
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 6-Dez-2011
Referência: GOMES, Edenilsa Entringer. Um estudo acerca dos desafios e possibilidades de inclusão escolar de alunos com deficiência visual em uma escola do município de Marechal Floriano. 2011. ix, 49 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Esse trabalho busca refletir acerca dos Desafios e Possibilidades de Inclusão Escolar de alunos com Deficiência Visual em uma escola do município de Marechal Floriano. Procuramos, apontar alguns desafios e polaridades que permeiam o discurso e a ação de todos que estão envolvidos de certa forma com a educação inclusiva especificamente, com a inclusão do deficiente visual. Nos valemos de estudos realizado durante um longo período e de pesquisa de campo com o objetivo de analisar quais as necessidades e desafios da inclusão escolar de alunos com Deficiência Visual de uma escola inclusiva da educação infantil, da rede pública, do município Marechal Floriano ES. Em busca das respostas aos nossos questionamentos sobre o tema, após o estudo teórico saímos em campo para observação e registro do que existia de concreto em relação à inclusão do deficiente visual. Essa prática nos possibilitou fazermos comparações entre teoria e prática constatando que apesar de estarmos em uma luta decorrente de muitos anos encontrarmos instituições que não praticam a inclusão, outras que iniciaram sua experiência recentemente e algumas que há algum tempo já vem buscando meios e recursos para praticarem a inclusão acreditando na capacidade do deficiente visual e procurando cumprir as leis, proporcionando ao deficiente visual algumas garantias e oportunidades de serem cidadãos construtores de sua própria história na sociedade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons