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dc.contributor.advisorRamos, Patrícia C. Campos-
dc.contributor.authorSilva, Selma Rosa da-
dc.identifier.citationSILVA, Selma Rosa da. Alfabetização e letramento: a realidade de uma escola pública em Goiânia sob a ótica da inclusão. 2011. 59 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractA alfabetização e o letramento de alunos com necessidades educacionais especiais exigem mudanças inevitáveis nas práticas e nos paradigmas educacionais. Driblar os entraves advindos da falta de recursos para atender ao que pressupõem as medidas inclusivas é missão urgente, que exige do educador uma proposta voltada para a realidade do educando, contemplando a participação da família e da escola como um todo. Ainda que seja uma gota num oceano de dúvidas, este estudo bibliográfico e empírico de casos múltiplos mostra o que ocorre em uma escola pública de Goiânia/GO, o que pode ser um caminho para o sucesso das práticas inclusivas. Participaram deste estudo dois alunos NEEs, duas professoras, a coordenadora pedagógica, a diretora da instituição e as mães dos educandos, que responderam entrevistas e questionários, e oportunizaram concluir que a inclusão escolar não só é possível como, também, requer práticas diferenciadas, podendo favorecer a aprendizagem de todos os estudantes com defasagens na aprendizagem. Tais práticas requerem, muitas vezes, apenas mudanças nas formas de ver e aceitar a educação, como ponto de partida, para romper com a discriminação e promover a inserção social do cidadão. Através de uma proposta políticopedagógica que contemple os ANEES, articule a participação das famílias e da comunidade escolar e, sobretudo num trabalho contínuo para a recuperação da credibilidade, o educador pode alcançar o sucesso com a inclusão. Embora seja um tema recorrente, e até mesmo por isto, espera-se que essa pesquisa possa contribuir com educadores/pesquisadores para o aprimoramento da compreensão teórica e prática a respeito da alfabetização e do letramento, na promoção da inclusão escolar.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEstudantes deficientesen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.titleAlfabetização e letramento : a realidade de uma escola pública em Goiânia sob a ótica da inclusãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-12-02T12:27:23Z-
dc.date.available2011-12-02T12:27:23Z-
dc.date.issued2011-12-02T12:27:23Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2186-
dc.language.isoPortuguêsen
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