Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2182
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_VivianneFlaviaCardoso.pdf576,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O circo : uma proposta de ação inclusiva em educação física para a educação básica
Autor(es): Cardoso, Vivianne Flávia
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Crianças com deficiência - educação física
Atividades lúdicas
Educação inclusiva
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 2-Dez-2011
Referência: CARDOSO, Vivianne Flávia. O circo: uma proposta de ação inclusiva em educação física para a educação básica. 2011. ix, 88 f. Monografia Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Incluir significar fazer parte, inserir, pertencer a um processo. Na escola, a inclusão significa a inserção das minorias sociais nas classes regulares de ensino. Esta investigação teve por objetivo descrever e analisar processo de inclusão de alunos deficientes nas aulas de Educação Física na educação infantil, realizada durante o trabalho desenvolvido sobre a temática do Circo em uma escola pública de Vitória durante os meses agosto a novembro de 2010. Optamos pela abordagem qualitativa, pois esta tem o foco nas relações humanas buscando compreender os sentidos atribuídos aos sujeitos para sua ação, interpretando-a num contexto social e histórico específico (Bracht e Gomes, 2010). A intervenção foi planejada visando vivenciar com as crianças práticas corporais atreladas a temática do circo do circo de forma lúdica e prazerosa, visando à participação de todos. Durante a intervenção percebemos vários momentos em que a contribuição desta área de conhecimento esteve presente, momentos de cooperação e de ajuda, de mediação, de superação e de aprendizagem por parte dos alunos e da equipe e de certa foram por toda comunidade escolar. Acreditamos que a Educação Física contribui na construção de uma escola inclusiva na medida em que integra pessoas, sentimentos, ações e saberes e fazeres diferentes, quando tece reflexões sobre os significados e sentidos que as ações corporais têm dentro da escola e na vida das pessoas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2182
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons