Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/21749
Título: | O profissional de apoio escolar no acompanhamento de alunos autistas : uma análise a partir dos dispositivos legais |
Autor(es): | Sousa, Mariana Rodrigues de |
Orientador(es): | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal |
Assunto: | Estudantes com necessidades educativas especiais Autismo em crianças Direito à educação Educação especial |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 5-Abr-2019 |
Referência: | SOUSA, Mariana Rodrigues de. O profissional de apoio escolar no acompanhamento de alunos autistas: uma análise a partir dos dispositivos legais. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar qual a função do profissional de apoio escolar no acompanhamento de crianças com autismo, a partir de uma análise dos dispositivos legais. O trabalho está fundamentado metodologicamente em uma abordagem qualitativa e constitui-se a partir da análise documental de alguns dispositivos legais e da observação participante. Por meio desses procedimentos metodológicos verificou-se que apesar de a lei assegurar à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) o direito a um profissional de apoio escolar, não há maiores esclarecimentos sobre esse profissional, assim como qual a formação necessária para exercer essa função. É inegável o fato de que os dispositivos legais têm tido avanços significativos acerca da garantia dos direitos desses sujeitos. Contudo, é necessário que haja a ressignificação do profissional de apoio escolar, para que esse profissional possa ser um apoio ao aluno autista, não só quando está junto a ele, no cuidado e na intervenção individual, mas também quando se configura como um educador, dando suporte ao professor da turma, possibilitando a aproximação e a intervenção direta do professor regente. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons