Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21749
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarianaRodriguesDeSousa_tcc.pdf663,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O profissional de apoio escolar no acompanhamento de alunos autistas : uma análise a partir dos dispositivos legais
Autor(es): Sousa, Mariana Rodrigues de
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Estudantes com necessidades educativas especiais
Autismo em crianças
Direito à educação
Educação especial
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 5-Abr-2019
Referência: SOUSA, Mariana Rodrigues de. O profissional de apoio escolar no acompanhamento de alunos autistas: uma análise a partir dos dispositivos legais. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar qual a função do profissional de apoio escolar no acompanhamento de crianças com autismo, a partir de uma análise dos dispositivos legais. O trabalho está fundamentado metodologicamente em uma abordagem qualitativa e constitui-se a partir da análise documental de alguns dispositivos legais e da observação participante. Por meio desses procedimentos metodológicos verificou-se que apesar de a lei assegurar à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) o direito a um profissional de apoio escolar, não há maiores esclarecimentos sobre esse profissional, assim como qual a formação necessária para exercer essa função. É inegável o fato de que os dispositivos legais têm tido avanços significativos acerca da garantia dos direitos desses sujeitos. Contudo, é necessário que haja a ressignificação do profissional de apoio escolar, para que esse profissional possa ser um apoio ao aluno autista, não só quando está junto a ele, no cuidado e na intervenção individual, mas também quando se configura como um educador, dando suporte ao professor da turma, possibilitando a aproximação e a intervenção direta do professor regente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons