Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21749
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarianaRodriguesDeSousa_tcc.pdf663,92 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorSousa, Mariana Rodrigues de-
dc.identifier.citationSOUSA, Mariana Rodrigues de. O profissional de apoio escolar no acompanhamento de alunos autistas: uma análise a partir dos dispositivos legais. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo investigar qual a função do profissional de apoio escolar no acompanhamento de crianças com autismo, a partir de uma análise dos dispositivos legais. O trabalho está fundamentado metodologicamente em uma abordagem qualitativa e constitui-se a partir da análise documental de alguns dispositivos legais e da observação participante. Por meio desses procedimentos metodológicos verificou-se que apesar de a lei assegurar à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) o direito a um profissional de apoio escolar, não há maiores esclarecimentos sobre esse profissional, assim como qual a formação necessária para exercer essa função. É inegável o fato de que os dispositivos legais têm tido avanços significativos acerca da garantia dos direitos desses sujeitos. Contudo, é necessário que haja a ressignificação do profissional de apoio escolar, para que esse profissional possa ser um apoio ao aluno autista, não só quando está junto a ele, no cuidado e na intervenção individual, mas também quando se configura como um educador, dando suporte ao professor da turma, possibilitando a aproximação e a intervenção direta do professor regente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.subject.keywordAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.keywordDireito à educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.titleO profissional de apoio escolar no acompanhamento de alunos autistas : uma análise a partir dos dispositivos legaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-05T13:23:51Z-
dc.date.available2019-04-05T13:23:51Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21749-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons