Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21424
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MatheusTeofiloElias_tcc.pdf389,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Flexibilização educacional e transtorno do espectro autista : mediação para inclusão
Autor(es): Elias, Matheus Teófilo
Orientador(es): Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto: Inclusão escolar
Aprendizagem mediada
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 15-Fev-2019
Referência: ELIAS, Matheus Teófilo. Flexibilização educacional e transtorno do espectro autista: mediação para inclusão. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho foi realizado em um projeto de extensão da Universidade de Brasília. O projeto é um espaço de estudos e intervenções pedagógicas em crianças de 3 a 7 anos, dentre elas crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e tem como conteúdo central brincadeiras sistematizadas. O termo Flexibilização Curricular foi utilizado para descrever o processo dinâmico que envolve educador e educando(s) em torno da construção de uma atividade educativa capaz de criar experiências sociais significativas que contribuam para o sucesso da aprendizagem e para a promoção do desenvolvimento humano, pautadas em uma perspectiva onde a ação educativa garanta a inclusão de todos. O estudo é uma pesquisa pedagógica de caráter qualitativo. O objetivo da pesquisa é descrever o Ciclo de Mediação e as Experiências de Aprendizagem Mediada, à luz das teorias de Vygostky e Feuerstein, de uma criança de 10 anos de idade diagnosticada com TEA, no intuito de avaliar as contribuições em que a flexibilização educacional oferece para qualidade de ensino e a inclusão. O estudo conclui que diante das discussões sobre uma série de aspectos que envolve conceitos relacionados ao processo didático e metodológico, onde as alternativas pedagógicas possam ser capazes de criar um espaço eficiente de aprendizagem e que permite ao professor uma reflexão sobre a sua ação educativa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons