Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21424
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MatheusTeofiloElias_tcc.pdf389,27 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRezende, Alexandre Luiz Gonçalves de-
dc.contributor.authorElias, Matheus Teófilo-
dc.identifier.citationELIAS, Matheus Teófilo. Flexibilização educacional e transtorno do espectro autista: mediação para inclusão. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado em um projeto de extensão da Universidade de Brasília. O projeto é um espaço de estudos e intervenções pedagógicas em crianças de 3 a 7 anos, dentre elas crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e tem como conteúdo central brincadeiras sistematizadas. O termo Flexibilização Curricular foi utilizado para descrever o processo dinâmico que envolve educador e educando(s) em torno da construção de uma atividade educativa capaz de criar experiências sociais significativas que contribuam para o sucesso da aprendizagem e para a promoção do desenvolvimento humano, pautadas em uma perspectiva onde a ação educativa garanta a inclusão de todos. O estudo é uma pesquisa pedagógica de caráter qualitativo. O objetivo da pesquisa é descrever o Ciclo de Mediação e as Experiências de Aprendizagem Mediada, à luz das teorias de Vygostky e Feuerstein, de uma criança de 10 anos de idade diagnosticada com TEA, no intuito de avaliar as contribuições em que a flexibilização educacional oferece para qualidade de ensino e a inclusão. O estudo conclui que diante das discussões sobre uma série de aspectos que envolve conceitos relacionados ao processo didático e metodológico, onde as alternativas pedagógicas possam ser capazes de criar um espaço eficiente de aprendizagem e que permite ao professor uma reflexão sobre a sua ação educativa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem mediadapt_BR
dc.titleFlexibilização educacional e transtorno do espectro autista : mediação para inclusãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-15T14:15:35Z-
dc.date.available2019-02-15T14:15:35Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21424-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons