Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2136
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LuciaRibeiroAlvesOliveira.pdf414,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Saberes docentes e inclusão escolar : formação de professores em Ipatinga-MG
Autor(es): Oliveira, Lúcia Ribeiro Alves
Orientador(es): Barbosa, Sandra Jacqueline
Assunto: Professores - formação
Educação inclusiva
Professores - avaliação
Educação continuada
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 5-Nov-2011
Referência: OLIVEIRA, Lúcia Ribeiro Alves. Saberes docentes e inclusão escolar: formação de professores em Ipatinga-MG. 2011. 62 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Na educação a proposta inclusiva tem se tornado cada vez mais evidente, ampliando a diversidade e as particularidades dos alunos atendidos pelo sistema. Tendo em vista tantas diferenças vê-se necessário discutir e verificar a capacitação ou especialização dos educadores que atendem a essa demanda na rede pública de ensino regular na cidade de Ipatinga. Para alcançar o objetivo do trabalho, bem como conhecer a realidade foi aplicado um questionário com vinte e uma perguntas de múltipla escolha a professores do ensino fundamental de nove anos e ensino médio. Os resultados, no entanto contradizem as reclamações do corpo docente de ambas as escolas, ficando implícito que a formação, de uma maneira geral está sendo oferecida e garantida por lei, mas, o educador desconhece muitas vezes o próprio currículo da instituição na qual esta inserido. O que realmente falta é conhecimento básico mínimo sobre o tema. Assim, fica implícito, de maneira bem clara, que o profissional de educação deve ser consciente e responsável por sua formação/capacitação/especialização, já que o Governo ou o MEC não pode impor a formação continuada aos profissionais da educação.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons