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dc.contributor.advisorBarbosa, Sandra Jacqueline-
dc.contributor.authorOliveira, Lúcia Ribeiro Alves-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lúcia Ribeiro Alves. Saberes docentes e inclusão escolar: formação de professores em Ipatinga-MG. 2011. 62 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractNa educação a proposta inclusiva tem se tornado cada vez mais evidente, ampliando a diversidade e as particularidades dos alunos atendidos pelo sistema. Tendo em vista tantas diferenças vê-se necessário discutir e verificar a capacitação ou especialização dos educadores que atendem a essa demanda na rede pública de ensino regular na cidade de Ipatinga. Para alcançar o objetivo do trabalho, bem como conhecer a realidade foi aplicado um questionário com vinte e uma perguntas de múltipla escolha a professores do ensino fundamental de nove anos e ensino médio. Os resultados, no entanto contradizem as reclamações do corpo docente de ambas as escolas, ficando implícito que a formação, de uma maneira geral está sendo oferecida e garantida por lei, mas, o educador desconhece muitas vezes o próprio currículo da instituição na qual esta inserido. O que realmente falta é conhecimento básico mínimo sobre o tema. Assim, fica implícito, de maneira bem clara, que o profissional de educação deve ser consciente e responsável por sua formação/capacitação/especialização, já que o Governo ou o MEC não pode impor a formação continuada aos profissionais da educação.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordProfessores - avaliaçãoen
dc.subject.keywordEducação continuadaen
dc.titleSaberes docentes e inclusão escolar : formação de professores em Ipatinga-MGen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-11-05T19:15:05Z-
dc.date.available2011-11-05T19:15:05Z-
dc.date.issued2011-11-05T19:15:05Z-
dc.date.submitted2011-04-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2136-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



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