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Título: Avaliação do nível de satisfação de operadores de uma unidade de alimentação e nutrição hospitalar
Outros títulos: Assessment of job satisfaction level of hospital food service employees
Autor(es): Maluf, Ana Helena Sampaio
Orientador(es): Bezerra, Patrícia Costa
Assunto: Satisfação no trabalho
Motivação no trabalho
Nutrição
Unidades de alimentação
Data de apresentação: Jan-2003
Data de publicação: 14-Abr-2009
Referência: MALUF, Ana Helena Sampaio. Avaliação do nível de satisfação de operadores de uma unidade de alimentação e nutrição hospitalar. 2003. 49 f. Monografia (Especialização em Qualidade de Alimentos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar o grau de satisfação dos funcionários de uma UAN – Unidade de Alimentação e Nutrição hospitalar por meio da aplicação de uma escala de prazer-sofrimento, segundo uma abordagem da psicodinâmica do trabalho. Para a realização do estudo, aplicou-se questionário a 70 operadores deste setor que estavam em escala de serviço durante o período de coleta de dados. O instrumento utilizado continha informações que avaliaram o perfil demográfico, tempo de trabalho na instituição e no setor, além de questões relacionadas à satisfação aos valores atribuídos ao trabalho. As questões relacionadas à satisfação no trabalho foram adaptadas do modelo proposto por Mendes (A.M. Mendes, Validação de uma escala de indicadores de prazer e sofrimento no trabalho, Publicação interna do Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2002, no prelo). As questões foram apresentadas em uma escala de concordância de 5 pontos, onde 1 corresponde a não concordo até 5 que corresponde a concordo totalmente. Para a análise dos dados, as respostas foram categorizadas em quatro grupos, sendo dois deles indicadores de prazer e dois indicadores de sofrimento. Os indicadores de prazer são obtidos por meio do fator gratificação e do fator liberdade no trabalho. Os fatores indicadores de sofrimento são obtidos a partir do fator desgaste e do fator insegurança. Os resultados obtidos a partir da escala de avaliação de prazer-sofrimento indicaram predomínio dos indicadores de prazer, sugerindo que a amostra apresentou elevado grau de satisfação no trabalho. Os operadores sentem-se realizados e consideram o respeito adquirido o item mais importante de seu trabalho, seguido do item salário.
Abstract: This study was designed to identify the level of job satisfaction found in hospital food service employees, through the application of a pleasure-suffering scale, according to the psychodynamics of work approach. For the accomplishment of the study, a protocol was applied to the 70 operators which were in service scale during the period of data collection. The used instrument contained subjects that assess the demographic profile, time of work in the institution and in the section, besides subjects related to the satisfaction and to the values attributed to the work. The subjects related to the job satisfaction were adapted of the model proposed by Mendes (A. M. Mendes, S , Instituto de Psiclogia, Universidade de Brasília, Brasília, 2002, Preprint). The subjects were presented in a scale of agreement of five points, where 1 stands for I don't agree, up to 5 that stands for I fully agree. For the analysis of the data, the answers were classified in four groups, being two of them pleasure indicators and two suffering indicators. The pleasure indicators are obtained through a gratification factor and a freedom factor in the work. The indicative factors of suffering are obtained from a consuming factor and an insecurity factor. The results obtained from the pleasure-suffering scale of evaluation indicated prevalence of the pleasure indicators, suggesting that the sample presented high satisfaction degree in the work. The operators share a sense of self-realization, and they consider the acquired respect the most important item of their work, following by the item wage.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2003.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2003.01.TCC.212
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