Título: | Consideração dos benefícios econômicos e sociais na metodologia de auditoria em obras rodoviárias |
Autor(es): | Maeda, Alberto Yoshikasu |
Orientador(es): | Fortes, José Augusto Abreu Sá |
Assunto: | Obras públicas Rodovias - infraestrutura Engenharia territorial |
Data de apresentação: | 16-Mar-2018 |
Data de publicação: | 3-Dez-2018 |
Referência: | MAEDA, Alberto Yoshikasu. Consideração dos benefícios econômicos e sociais na metodologia de auditoria em obras rodoviárias. 2018. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias)—Tribunal de Contas da União, Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Por intermédio das auditorias internas realizadas pelo DNIT verificou-se que muitas obras se
apresentam parcialmente ou totalmente paralisadas, devido à indícios de irregularidades
observadas pelos órgãos de controle interno (CGU) ou de controle externo (TCU) em
auditorias governamentais. Nas auditorias do TCU observa-se uma predominância de
auditorias de conformidade, quase 70%, isto é, verifica-se o cumprimento de todos os
aspectos relevantes e as normas, que regem a entidade auditada, e não avaliam os benefícios
econômicos e sociais à sociedade ao recomendar a paralisação de obras. Os ganhos
econômicos e sociais podem ser superiores às distorções identificadas nas auditorias. A
apuração de benefícios econômicos e sociais à sociedade de uma obra rodoviária poderá
auxiliar na decisão quanto à recomendação de paralisação por parte do TCU, ou mesmo,
subsidiar o DNIT na justificativa quanto à continuidade da obra, com condicionantes e
apuração de responsabilidades em relação às irregularidades observadas. Este trabalho
analisou os benefícios econômicos e sociais à sociedade que podem ser avaliados nas
auditorias governamentais, por intermédio do aprimoramento da metodologia da auditoria em
obras rodoviárias. O estudo de caso demonstrou ser possível a avaliação dos benefícios
econômicos e sociais de empreendimentos rodoviários baseado nos conceitos da Engenharia
Territorial. |
Abstract: | Through internal audits performed out by the DNIT, many road constructions were partially
or totally paralyzed due to evidence of irregularities observed by the internal audit entities
(CGU) or external audit entities (TCU) in governmental audits. In TCU audits, there is a
predominance of compliance audits, almost 70%, that is, compliance with all relevant aspects
and standards, which govern the audited entity, and do not evaluate the economic and social
benefits to society when recommending the stoppage of road constructions. Economic and
social gains may outweigh the distortions identified in audits. The calculation of economic
and social benefits to the society of a road construction could help in the decision regarding
the recommendation of a stoppage by the TCU, or even, to subsidize the DNIT in the
justification as to the continuity of the construction, with conditionings and verifications of
responsibilities in relation to the irregularities observed. This paper analyzes the economic
and social benefits to society that can be evaluated in government audits, through the
improvement of the audit methodology in road constructions. The case study demonstrated
that it is possible to evaluate the economic and social benefits of road projects based on the
concepts of Territorial Engineering. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Tribunal de Contas da União, Instituto Serzedello Corrêa, Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2018. Curso de Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias. |
Aparece na Coleção: | Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias
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