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dc.contributor.advisorFortes, José Augusto Abreu Sá-
dc.contributor.authorMaeda, Alberto Yoshikasu-
dc.identifier.citationMAEDA, Alberto Yoshikasu. Consideração dos benefícios econômicos e sociais na metodologia de auditoria em obras rodoviárias. 2018. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias)—Tribunal de Contas da União, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Tribunal de Contas da União, Instituto Serzedello Corrêa, Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2018. Curso de Especialização em Auditoria de Obras Públicas Rodoviárias.pt_BR
dc.description.abstractPor intermédio das auditorias internas realizadas pelo DNIT verificou-se que muitas obras se apresentam parcialmente ou totalmente paralisadas, devido à indícios de irregularidades observadas pelos órgãos de controle interno (CGU) ou de controle externo (TCU) em auditorias governamentais. Nas auditorias do TCU observa-se uma predominância de auditorias de conformidade, quase 70%, isto é, verifica-se o cumprimento de todos os aspectos relevantes e as normas, que regem a entidade auditada, e não avaliam os benefícios econômicos e sociais à sociedade ao recomendar a paralisação de obras. Os ganhos econômicos e sociais podem ser superiores às distorções identificadas nas auditorias. A apuração de benefícios econômicos e sociais à sociedade de uma obra rodoviária poderá auxiliar na decisão quanto à recomendação de paralisação por parte do TCU, ou mesmo, subsidiar o DNIT na justificativa quanto à continuidade da obra, com condicionantes e apuração de responsabilidades em relação às irregularidades observadas. Este trabalho analisou os benefícios econômicos e sociais à sociedade que podem ser avaliados nas auditorias governamentais, por intermédio do aprimoramento da metodologia da auditoria em obras rodoviárias. O estudo de caso demonstrou ser possível a avaliação dos benefícios econômicos e sociais de empreendimentos rodoviários baseado nos conceitos da Engenharia Territorial.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordObras públicaspt_BR
dc.subject.keywordRodovias - infraestruturapt_BR
dc.subject.keywordEngenharia territorialpt_BR
dc.titleConsideração dos benefícios econômicos e sociais na metodologia de auditoria em obras rodoviáriaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-12-03T12:16:44Z-
dc.date.available2018-12-03T12:16:44Z-
dc.date.submitted2018-03-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21110-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Through internal audits performed out by the DNIT, many road constructions were partially or totally paralyzed due to evidence of irregularities observed by the internal audit entities (CGU) or external audit entities (TCU) in governmental audits. In TCU audits, there is a predominance of compliance audits, almost 70%, that is, compliance with all relevant aspects and standards, which govern the audited entity, and do not evaluate the economic and social benefits to society when recommending the stoppage of road constructions. Economic and social gains may outweigh the distortions identified in audits. The calculation of economic and social benefits to the society of a road construction could help in the decision regarding the recommendation of a stoppage by the TCU, or even, to subsidize the DNIT in the justification as to the continuity of the construction, with conditionings and verifications of responsibilities in relation to the irregularities observed. This paper analyzes the economic and social benefits to society that can be evaluated in government audits, through the improvement of the audit methodology in road constructions. The case study demonstrated that it is possible to evaluate the economic and social benefits of road projects based on the concepts of Territorial Engineering.pt_BR
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