Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2100
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DanielMartinsCarvalho.pdf725,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O retorno do Estado ao setor de telecomunicações : o programa nacional de banda larga
Autor(es): Carvalho, Daniel Martins de
Orientador(es): Pinheiro, Danielle Sandi
Assunto: Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL)
Telecomunicações
Internet
Data de apresentação: 7-Jul-2011
Data de publicação: 24-Out-2011
Referência: CARVALHO, Daniel Martins de. O retorno do Estado ao setor de telecomunicações: o programa nacional de banda larga. 2011. 56 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A necessidade de se promover uma sociedade igualitária e justa, onde seus membros tenham uma boa convivência entre si e possam gozar das mesmas possibilidades de desenvolvimento parece ser um objetivo inquestionável. Em busca disso, dentro da atual conjuntura sócio-econômica global, observa-se que o acesso a informação em tempo hábil e de forma ampla às pessoas se faz cada vez mais necessária para o desenvolvimento de qualquer nação, sendo que o acesso a internet por parte da população de qualquer país é uma das melhores formas de se promover esse acesso à informação, principalmente a internet banda larga, a qual possibilita maior efetividade na busca de conhecimento na rede mundial de computadores. É nesse sentido que esse estudo vem para mostrar a importância da massificação da internet banda larga no Brasil, como requisito para se continuar gerando crescimento econômico e distribuição de renda, e ajudar na definição da melhor forma de se alcançar esse objetivo, considerando o programa do governo para universalização da internet banda larga, o PNBL. Primeiramente é feita uma abordagem sobre o papel do Estado na promoção do bem comum e na convivência entre seus indivíduos, também das teorias sobre liberalismo econômico, keynesianismo e neoliberalismo econômico, além de explanar o que é o setor de telecomunicações brasileiro e sua importância na disseminação da internet. Posteriormente, é realizado estudo com base em dados de órgãos públicos como IBGE e IPEA para se traçar um panorama da internet banda larga no Brasil e no mundo, além diagnosticar a prestação desse serviço com uma análise do PNBL. Por fim, conclui-se que a intervenção estatal no setor se faz necessária, traçando-se uma nova forma da ANATEL lidar com o setor, além de uma empresa pública para aumentar a concorrência entre as empresas de telecomunicações, com foco na queda de preços e no aumento da densidade de acesso a internet banda larga no Brasil.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons