Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/2089
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GuilhermeMenezesCobeloeOliveira.pdf1,81 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Pelo vale de cristal : Udigrudi e contracultura em Recife (1972-1976)
Autor(es): Oliveira, Guilherme Menezes Cobelo e
Orientador(es): Brito, Eleonora Zicari Costa de
Assunto: Contracultura
Música popular - Brasil
Brasil - história 1964-1985
Data de apresentação: Fev-2011
Data de publicação: 21-Out-2011
Referência: OLIVEIRA, Guilherme Menezes Cobelo e. Pelo vale de cristal: Udigrudi e contracultura em Recife (1972-1976). 2010. 91 f., il. Monografia (Bacharelado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar a movimentação contracultural que ocorreu na cidade do Recife durante a primeira metade da década de 1970, com ênfase especial para a cena musical psicodélica e para os lançamentos fonográficos característicos do período. Buscou-se relativizar a noção de pós-tropicalismo para se pensar as criações desses artistas, situando-os num contexto mais específico de criação, produção, consumo e performance: o underground, ou, como se popularizou no Brasil, o udigrudi, que no caso recifense passou a ser identificado, em retrospecto, a um movimento, o “movimento Udigrudi”. A intenção é demonstrar que os anos 70, longe de terem sido a “década do silêncio”, como receava Caetano Veloso, foi uma época extremamente sonora e criativa, principalmente nos contextos “subterrâneos” e às margens do eixo Rio de Janeiro - São Paulo - Minas Gerais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Monografia de Graduação, 2010.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons