Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20883
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_HugoVogtVolkmer_tcc.pdf3,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de áreas de riscos ambientais na bacia hidrográfica do Córrego da Lagoinha - DF
Autor(es): Volkmer, Hugo Vogt
Orientador(es): Almeida, Wagner Santos de
Assunto: Solos - erosão
Geoprocessamento
Bacias hidrográficas
Data de apresentação: 3-Jul-2018
Data de publicação: 24-Out-2018
Referência: VOLKMER, Hugo Vogt. Avaliação de áreas de riscos ambientais na bacia hidrográfica do Córrego da Lagoinha - DF. 2018. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Processos naturais potencializados por ação antrópica podem gerar consequências negativas no que se refere à ocupação de uma bacia hidrográfica. A ocupação antrópica desordenada em bacias hidrográficas, principalmente as localizadas nas periferias de centros urbanos, vem intensificando a ocorrência de processos erosivos e de compactação do solo aumentando, assim, as áreas de inundação. Este projeto final de graduação em Engenharia Ambiental tem por objetivo propor uma metodologia de avaliação de risco ambiental, que envolva uma análise do uso e cobertura do solo para a delimitação das áreas que oferecem maior risco dentro de uma bacia hidrográfica, com vistas à subsidiar um ordenamento territorial mais adequado e identificar as áreas mais propensas à ocorrência de processos erosivos e de inundação. Para atingir o objetivo proposto foi realizada a produção de mapas de uso e cobertura solo para o ano de 2017 na área de estudo, a partir da utilização de algoritmos de geoprocessamento e de processamento de imagens de sensores remotos; bem como, a obtenção de mapa de vulnerabilidade ambiental relacionado aos processos estudados para o ano de 2017, tendo por base a aplicação de análise multicritério como a Análise Hierárquica de Processos (AHP) na produção de mapas de suscetibilidade a processos erosivos laminares e lineares (Geoindicadores) e de áreas de inundação por meio de modelagem hidrológica com o sistema HEC-GeoRAS. Ao final, a metodologia de avaliação de risco ambiental das áreas mais propensas à ocorrência de processos erosivos e inundações permitirá a produção de mapas com as áreas de susceptibilidade a esses processos, com indicação das áreas de maior risco na bacia hidrográfica estudada. Desta maneira, pretende-se subsidiar o ordenamento territorial por parte dos gestores públicos, e propor medidas mitigadoras às áreas com susceptibilidade e que já estejam sendo ocupadas atualmente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons