Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20423
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_VivianneMacenaDeSouzaNobrega_tcc.pdf28,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: In_filtrate : feminismos e internet no ensino das artes visuais
Autor(es): Nóbrega, Vivianne Macena de Souza
Orientador(es): Fernández Méndez, María del Rosario Tatiana
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Feminismo
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 27-Jul-2018
Referência: NÓBREGA, Vivianne Macena de Souza. In_filtrate: feminismos e internet no ensino das artes visuais. 2017. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: No presente trabalho de conclusão de curso, investigo a maneira com a qual os estudos feministas podem se relacionar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), especialmente a internet, no contexto das aulas de Artes Visuais para o Ensino Médio. Nesse sentido, apresento uma discussão sobre as origens e os desdobramentos das experimentações feministas na internet, ressaltando que a maneira como nos relacionamos com as tecnologias fazem parte dos processos de construção das nossas subjetividades. Utilizo como metodologia as proposições da Investigação Educacional Baseada nas Artes (IEBA) para criar o in_filtrate, um Objeto de Aprendizagem (OA) que vincula as possibilidades das aprendizagens poéticas às relações entre os sujeitos, às tecnologias e às perspectivas feministas apresentadas nesta investigação. Por fim, analiso as principais características do objeto proposto e possíveis aberturas que a discussão destes temas podem trazer para o ensino das Artes Visuais.
Abstract: In the present monograph, I investigate the way in which feminist studies can relate to the Information and Communication Technologies (ICT), especially the Internet, in the context of the Visual Arts classes. In this sense, I present a discussion about the origins and consequences of feminist experiments on the Internet, emphasizing that the way we relate to technologies are part of the processes of construction of our subjectivities. I use the propositions of the Arts-Based Educacional Research (ABER) methodologies to create the in_filtrate, a Learning Object (LO) that links the possibilities of poetic learning to the relations between the subjects, technologies and feminist perspectives presented in this research. Finally, I analyze the main features of the proposed object and possible openings that the discussion of these themes can bring to the art education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons