Título: | In_filtrate : feminismos e internet no ensino das artes visuais |
Autor(es): | Nóbrega, Vivianne Macena de Souza |
Orientador(es): | Fernández Méndez, María del Rosario Tatiana |
Assunto: | Tecnologia da informação e comunicação Feminismo |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 27-Jul-2018 |
Referência: | NÓBREGA, Vivianne Macena de Souza. In_filtrate: feminismos e internet no ensino das artes visuais. 2017. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | No presente trabalho de conclusão de curso, investigo a
maneira com a qual os estudos feministas podem se relacionar
com as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC),
especialmente a internet, no contexto das aulas de Artes
Visuais para o Ensino Médio. Nesse sentido, apresento uma
discussão sobre as origens e os desdobramentos das
experimentações feministas na internet, ressaltando que a
maneira como nos relacionamos com as tecnologias fazem
parte dos processos de construção das nossas subjetividades.
Utilizo como metodologia as proposições da Investigação
Educacional Baseada nas Artes (IEBA) para criar o in_filtrate,
um Objeto de Aprendizagem (OA) que vincula as possibilidades
das aprendizagens poéticas às relações entre os sujeitos, às
tecnologias e às perspectivas feministas apresentadas nesta
investigação. Por fim, analiso as principais características do
objeto proposto e possíveis aberturas que a discussão destes
temas podem trazer para o ensino das Artes Visuais. |
Abstract: | In the present monograph, I investigate the way in which
feminist studies can relate to the Information and
Communication Technologies (ICT), especially the Internet, in
the context of the Visual Arts classes. In this sense, I present a
discussion about the origins and consequences of feminist
experiments on the Internet, emphasizing that the way we
relate to technologies are part of the processes of construction
of our subjectivities. I use the propositions of the Arts-Based
Educacional Research (ABER) methodologies to create the
in_filtrate, a Learning Object (LO) that links the possibilities of
poetic learning to the relations between the subjects,
technologies and feminist perspectives presented in this
research. Finally, I analyze the main features of the proposed
object and possible openings that the discussion of these
themes can bring to the art education. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|