Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fernández Méndez, María del Rosario Tatiana | - |
dc.contributor.author | Nóbrega, Vivianne Macena de Souza | - |
dc.identifier.citation | NÓBREGA, Vivianne Macena de Souza. In_filtrate: feminismos e internet no ensino das artes visuais. 2017. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | No presente trabalho de conclusão de curso, investigo a
maneira com a qual os estudos feministas podem se relacionar
com as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC),
especialmente a internet, no contexto das aulas de Artes
Visuais para o Ensino Médio. Nesse sentido, apresento uma
discussão sobre as origens e os desdobramentos das
experimentações feministas na internet, ressaltando que a
maneira como nos relacionamos com as tecnologias fazem
parte dos processos de construção das nossas subjetividades.
Utilizo como metodologia as proposições da Investigação
Educacional Baseada nas Artes (IEBA) para criar o in_filtrate,
um Objeto de Aprendizagem (OA) que vincula as possibilidades
das aprendizagens poéticas às relações entre os sujeitos, às
tecnologias e às perspectivas feministas apresentadas nesta
investigação. Por fim, analiso as principais características do
objeto proposto e possíveis aberturas que a discussão destes
temas podem trazer para o ensino das Artes Visuais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Feminismo | pt_BR |
dc.title | In_filtrate : feminismos e internet no ensino das artes visuais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-07-27T11:28:53Z | - |
dc.date.available | 2018-07-27T11:28:53Z | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20423 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the present monograph, I investigate the way in which
feminist studies can relate to the Information and
Communication Technologies (ICT), especially the Internet, in
the context of the Visual Arts classes. In this sense, I present a
discussion about the origins and consequences of feminist
experiments on the Internet, emphasizing that the way we
relate to technologies are part of the processes of construction
of our subjectivities. I use the propositions of the Arts-Based
Educacional Research (ABER) methodologies to create the
in_filtrate, a Learning Object (LO) that links the possibilities of
poetic learning to the relations between the subjects,
technologies and feminist perspectives presented in this
research. Finally, I analyze the main features of the proposed
object and possible openings that the discussion of these
themes can bring to the art education. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|