Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20225
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RenatoRochaLima_tcc.pdf10,08 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFernández Méndez, María del Rosario Tatiana-
dc.contributor.authorMarques, Renato Rocha Lima-
dc.identifier.citationMARQUES, Renato Rocha Lima. A festa como espaço transpedagógico. 2016. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa procura investigar possíveis mecanismos de ensino e aprendizagem que possam existir na experiência de projetar, executar e experienciar uma festa multiartística. Trata-se de eventos que estive envolvido enquanto público e eventos que planejei e concretizei. O critério utilizado para análise foi iniciar a observação apresentando impressões acerca de algumas festas do coletivo VoodooHop de São Paulo e então dividir as considerações iniciais em 3 partes, Imagem, Som e Corpo. A seguir serão apresentadas festas específicas aonde estive envolvido durante todo o curso de elaboração, planejamento e execução. Nesta investigação são expostos 3 eventos idealizados por distintas equipes e coletivos: imagens e processos são verificados e explorados e logo comparados com conceitos e teorias relativas principalmente às artes, mas também acerca de assuntos político-sociais e de gênero. São apresentados nesse texto dados que foram apurados enquanto observador e propositor na busca de encontrar novas ferramentas e recursos renovados para a prática pedagógica na educação em artes visuais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFestaspt_BR
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleA festa como espaço transpedagógicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-06-04T13:45:08Z-
dc.date.available2018-06-04T13:45:08Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20225-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research seeks to investigate possible mechanisms of teaching and learning that may exist in the experience of designing, executing and experiencing a multi-artistic party. Here are presented events that I have been involved in as public and events that I planned and accomplished. The criterion used for analysis was to start the observation presenting impressions about some events of the VoodooHop collective, based in São Paulo and then to divide the initial considerations into 3 parts, Image, Sound and Body. After that, specific parties are conferred where I have been involved throughout the course of preparation, planning and execution. In this research, three events are presented, idealized by different teams and groups: images and processes are verified and explored, and then compared with concepts and theories related mainly to the arts, but also about socio-political and gender issues. It is presented in this text data that were verified as an observer and proposer in the search to find new tools and resources renewed for the pedagogical practice in visual arts education.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons