Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20202
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BrunoMarquesIvo_tcc.pdf3,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Controle de um motor de indução trifásico para emulação de uma turbina eólica
Autor(es): Ivo, Bruno Marques
Orientador(es): Soares Júnior, Lélio Ribeiro
Coorientador(es): Ferreira Filho, Anésio de Leles
Assunto: Energia eólica
Motores elétricos de indução
Energia elétrica - qualidade
Turbinas eólicas
Data de apresentação: 7-Jul-2017
Data de publicação: 30-Mai-2018
Referência: IVO, Bruno Marques. Controle de um motor de indução trifásico para emulação de uma turbina eólica. 2017. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Para fins de análise da influência do comportamento do vento em um sistema de geração elétrica alternativa, baseada em energia eólica, serão realizados estudos de emulação de uma turbina eólica. A potência mecânica disponível no eixo de uma turbina eólica será emulada a partir da potência mecânica obtida no eixo de um motor elétrico trifásico de indução. A velocidade do eixo do motor deverá seguir um comportamento semelhante ao observado na relação entre a velocidade do vento, a velocidade e potência disponíveis no eixo de uma turbina eólica. Será implementado todo um aparato de instrumentação e controle dinâmico do motor de forma a integrar o sistema a uma bancada de simulação de geração eólica. Tal integração ocorrerá através de comunicação serial utilizando o protocolo MODBUS e a plataforma LabVIEW para realização do controle. O objetivo do projeto como um todo é tornar possível o controle do motor de indução trifásico para que o comportamento do mesmo se assemelhe ao de uma turbina eólica para futuras análises.
Abstract: To wind influence behavior analysis purposes in an alternative power generation system based on wind power,it will be held emulation studies of a wind turbine. The mechanical power available on the shaft of a wind turbine will be emulated from the mechanical power obtained in the axis of a three-phase electric induction motor. Motor spindle speed must follow a behavior similar to that observed in the relationship between the wind speed, speed and power available on the shaft of a wind turbine. It will be implemented throughout an instrumentation apparatus and engine dynamic control in order to integrate the system to a wind power generation simulation bench. Such integration will occur through communication using MODBUS serial protocol and the LabVIEW platform for realization of control. The aim of the whole project is to make real the control of the motor to emulate the wind turbine with acuracy enough to afterwards analysis.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons