Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20160
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FagnerSouzaRodrigues_tcc.pdf3,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Arte das quebradas : um estudo sobre artistas de periferia
Outros títulos: Artists of a rough area : a study on arts in the peripheries of the Federal District
Autor(es): Rodrigues, Fagner Souza
Orientador(es): Camargo, Denise Conceição Ferraz de
Assunto: Artistas
Arte de rua
Arte - estudo e ensino
Produção artística
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 28-Mai-2018
Referência: RODRIGUES, Fagner Souza. Arte das quebradas: um estudo sobre artistas de periferia. 2017. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre a produção artística da periferia de Brasília, a partir de entrevistas com artistas atuantes nas “quebradas” do Distrito Federal, como: Décio Souza/Décio Art’s (Riacho Fundo II), Diego Rodrigues (Recanto das Emas), Hudson Dias/Hudson HHArts (Samambaia), Laryssa Gabrielle (Recanto das Emas) e Sérgio Ianuck (Riacho Fundo II). Suas histórias de vida e trajetórias geraram o conjunto de depoimentos para um vídeo que integra este trabalho e pretende contextualizar esta produção na vivência em comunidade e os efeitos que a convivência nessas áreas causam na produção de cada um deles, considerando aspectos das diferentes linguagens artísticas de que fazem uso. O trabalho propõe mostrar como a arte local é uma ferramenta pedagógica para apresentar a estudantes das cidades em situação de risco no DF questões voltadas à arte e que estão muito próximas do cotidiano que vivenciam. Este trabalho também tem como objetivo específico mostrar o valor cultural de artistas das comunidades, muitas vezes anônimos para o circuito tradicional de arte, e esclarecer o potencial que eles têm em relação à valorização da cultura local e ao desejo de transformação positiva da “quebrada” por meio das expressões artísticas.
Abstract: This work is a study about the artistic production of the periphery of Brasília, based on interviews with artists working in the "rough areas" of the Federal District, such as: Décio Souza / Décio Art's (Riacho Fundo II), Diego Rodrigues (Recanto das Emas) Hudson Dias / Hudson HHArts (Samambaia), Laryssa Gabrielle (Recanto das Emas) and Sérgio Ianuck (Riacho Fundo II). Their life stories and trajectories generated the set of testimonies for a video that integrates this work and intends to contextualize this production in the community experience and the effects that the coexistence in these areas cause in the production of each of them, considering aspects of the different artistic languages of that make use of. The paper proposes to show how local art is a pedagogical tool to present students from the cities at risk in the DF questions related to art and that are very close to the daily life they experience. This work also aims to show the cultural value of artists from the communities, often anonymous to the traditional circuit of art, and to clarify the potential they have in relation to the valorization of local culture and the desire for a positive transformation of the "warren” by the artistic expressions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons