Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20160
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FagnerSouzaRodrigues_tcc.pdf3,63 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCamargo, Denise Conceição Ferraz de-
dc.contributor.authorRodrigues, Fagner Souza-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Fagner Souza. Arte das quebradas: um estudo sobre artistas de periferia. 2017. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é um estudo sobre a produção artística da periferia de Brasília, a partir de entrevistas com artistas atuantes nas “quebradas” do Distrito Federal, como: Décio Souza/Décio Art’s (Riacho Fundo II), Diego Rodrigues (Recanto das Emas), Hudson Dias/Hudson HHArts (Samambaia), Laryssa Gabrielle (Recanto das Emas) e Sérgio Ianuck (Riacho Fundo II). Suas histórias de vida e trajetórias geraram o conjunto de depoimentos para um vídeo que integra este trabalho e pretende contextualizar esta produção na vivência em comunidade e os efeitos que a convivência nessas áreas causam na produção de cada um deles, considerando aspectos das diferentes linguagens artísticas de que fazem uso. O trabalho propõe mostrar como a arte local é uma ferramenta pedagógica para apresentar a estudantes das cidades em situação de risco no DF questões voltadas à arte e que estão muito próximas do cotidiano que vivenciam. Este trabalho também tem como objetivo específico mostrar o valor cultural de artistas das comunidades, muitas vezes anônimos para o circuito tradicional de arte, e esclarecer o potencial que eles têm em relação à valorização da cultura local e ao desejo de transformação positiva da “quebrada” por meio das expressões artísticas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArtistaspt_BR
dc.subject.keywordArte de ruapt_BR
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordProdução artísticapt_BR
dc.titleArte das quebradas : um estudo sobre artistas de periferiapt_BR
dc.title.alternativeArtists of a rough area : a study on arts in the peripheries of the Federal Districtpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-28T11:36:37Z-
dc.date.available2018-05-28T11:36:37Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20160-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work is a study about the artistic production of the periphery of Brasília, based on interviews with artists working in the "rough areas" of the Federal District, such as: Décio Souza / Décio Art's (Riacho Fundo II), Diego Rodrigues (Recanto das Emas) Hudson Dias / Hudson HHArts (Samambaia), Laryssa Gabrielle (Recanto das Emas) and Sérgio Ianuck (Riacho Fundo II). Their life stories and trajectories generated the set of testimonies for a video that integrates this work and intends to contextualize this production in the community experience and the effects that the coexistence in these areas cause in the production of each of them, considering aspects of the different artistic languages of that make use of. The paper proposes to show how local art is a pedagogical tool to present students from the cities at risk in the DF questions related to art and that are very close to the daily life they experience. This work also aims to show the cultural value of artists from the communities, often anonymous to the traditional circuit of art, and to clarify the potential they have in relation to the valorization of local culture and the desire for a positive transformation of the "warren” by the artistic expressions.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons