Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19823
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FranciellyBritoDoNascimento_tcc.pdf1,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Intervenção urbana : reflexões sobre a violência contra a mulher na cidade de Sena Madureira/AC
Autor(es): Nascimento, Francielly Brito do
Orientador(es): Longo, Clerismar Aparecido
Assunto: Intervenção artística urbana
Violência contra as mulheres
Performance (Arte)
Data de apresentação: 5-Dez-2017
Data de publicação: 5-Abr-2018
Referência: NASCIMENTO, Francielly Brito do. Intervenção urbana: reflexões sobre a violência contra a mulher na cidade de Sena Madureira/AC. 2017. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Sena Madureira - Acre, 2017.
Resumo: Este trabalho teve o intuito de apresentar a importância da intervenção urbana, enquanto linguagem artística e abordagem social. Sendo este um dos pouquíssimos trabalhos realizados na cidade, propus apresentar à sociedade local uma linguagem artística pouco conhecida, com o fito de contribuir para a aproximação entre arte e público, uma vez que a intervenção urbana possibilita a interação entre obra e espectador. Na realização de diversas intervenções em diferentes espaços da cidade, tanto na performance feita na Praça Arlindo Figueiredo, quanto na intervenção feita com frases no chão de algumas ruas da cidade, foi obtido com êxito uma participação e interação com o público que se fez presente. Ambas as intervenções urbanas foram feitas sobre um tema bastante polêmico e cada vez mais atual na sociedade, a violência contra mulher. As manifestações artísticas foram uma forma criativa de usar a arte como forma de protesto, uma espécie de apelo pelo fim da violência contra as mulheres. Desta forma, ficou explícito que a comunidade necessita de mais intervenções artísticas como estas, pois é uma maneira de aproximar as pessoas da arte, passando a valorizar a mesma e também é uma forma de motivar o processo criativo das pessoas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons