Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/19434
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RenathaAcatauassuAlvesCorrea_tcc.pdf2,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento do trabalho pedagógico integrado e coletivo na educação popular e não-formal no FORMANCIPA - Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior
Autor(es): Corrêa, Renatha Acatauassú Alves
Orientador(es): Rêses, Erlando da Silva
Assunto: Educação popular
Educação não-formal
Pedagogos - prática profissional
Programa Formancipa (Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior)
Data de apresentação: 6-Jul-2016
Data de publicação: 19-Fev-2018
Referência: CORRÊA, Renatha Acatauassú Alves. Desenvolvimento do trabalho pedagógico integrado e coletivo na educação popular e não-formal no FORMANCIPA - Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior. 2016. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo versa sobre as possibilidades de diálogo e articulação do trabalho pedagógico integrado e coletivo no espaço de educação popular e não-formal em uma experiência de extensão universitária no Entorno Sul do DF, a partir de indagações sobre a mediação pedagógica no planejamento coletivo das ações. Neste sentido, para o desenvolvimento da pesquisa, questiona-se: De que maneira é realizado o trabalho pedagógico integrado e coletivo na educação popular e não-formal no Formancipa - Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior? Qual o papel da mediação pedagógica neste espaço? Procura-se desenvolver os conceitos envolvidos no campo da educação popular e não-formal com teóricos como FREIRE (1984), GOHN (1999), GADOTTI (2005), CIAVATTA (2005), RÊSES (2015), SILVA (2015) e LIBÂNEO (1994). Utiliza-se como procedimento metodológico a pesquisa e análise documental e a pesquisa bibliográfica. Conclui-se que o Programa Formancipa possui elementos vivos que o impulsionam sempre na escuta sensível e no desabrochar de novas sensibilidades por parte de todos envolvidos neste processo de crescimento, via ensino/aprendizagem.
Abstract: This paper concerns the possibility for dialogue and articulation of integrated an collective pedagogic work in the area of popular and nonformal education, as experienced during a university extension project in the "Entorno Sul" region of the Brazilian Federal District. It follows from questions about pedagogic mediation in collective planning. In this sense, for the development of this research, we have posed the following questions: 1) how does currently takes place the application of integrated and collective pedagogic work in popular and nonformal education in the context of Formancipa ("Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior")?. We have tried to develop concepts related to popular and nonformal education with theoretic thinkers such as FREIRE (1984), GOHN (1999), GADOTTI (2005), CIAVATTA (2005), RÊSES (2015), SILVA (2015) and LIBÂNEO (1994). We have adopted as methodological procedures both documentary analysis and research, and bibliographic research. We have concluded that the Formancipa Program has active elements that thrust it forward by listening sensibly and being open to new sensibilities, this is found in every person involved in this growing process, through teaching and learning.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons