Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19215
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AlexEscameFerreira.pdf1,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto Doce Vida : reflexões sobre o ensino do teatro a partir de um estudo de caso
Autor(es): Ferreira, Alex Escame
Orientador(es): Carvalhal, Júlia Alves Rodrigues
Assunto: Arte na educação
Educação de crianças
Teatro na educação
Data de apresentação: Nov-2017
Data de publicação: 31-Jan-2018
Referência: FERREIRA, Alex Escame. Projeto Doce Vida: reflexões sobre o ensino do teatro a partir de um estudo de caso. 2017. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barra do Bugres-MT, 2017.
Resumo: Esta monografia tem como objetivo propor uma reflexão sobre o ensino do teatro a partir do relato do trabalho pedagógico desenvolvido no Projeto Doce Vida em Barra do Bugres-MT. Para isso, busca explicitar algumas referências sobre o ensino do teatro de maneira ampla e, especificamente, no contexto do município. Parte, inicialmente, do entendimento da arte no ambiente escolar, enquanto componente curricular, e do papel do professor no ensino da linguagem, identificando possíveis estratégias a serem utilizadas que possibilitem um desenvolvimento criativo e um aprendizado da linguagem a partir de seu potencial estético, de sua história e de seus exercícios expressivos. Posteriormente, buscando contextualizar as relações vividas no processo de ensino-aprendizado e considerando o panorama feito, procura também discutir o projeto Doce Vida e suas especificidades enquanto um espaço de ensino do teatro e de experimentação em um contexto não formal, que reverbera no teatro feito nas escolas.
Abstract: This undergraduate dissertation is aimed at proposing a reflection on teaching theater by reporting a pedagogical work developed within Projeto Doce Vida [Project Sweet Life] in the municipality of Barra do Bugres – state of Mato Grosso (MT). To that end, it seeks to discuss some literature on the teaching of theater, but more specifically in Barra do Bugres. It starts with the understanding of art in the school environment as a curricular component and the role of the teacher in teaching artistic expressions, identifying possible strategies that enable a creative development and an artistic expression learning based on its aesthetic potential, its history and its expressive practices. Subsequently, seeking to contextualize the relationships lived in the teaching-learning process and considering the outlook, this paper also seeks to discuss the Projeto Doce Vida and its specificities as a space for teaching theater and experimentation in a non-formal context that resounds in the theater taught in schools.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons