Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19182
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PriscillaNascimentoDias_tcc.pdf861,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A gente pensa nas histórias como a gente quiser : a prática de leitura dialógica no processo ensino aprendizagem
Autor(es): Dias, Priscilla Nascimento
Orientador(es): Munhoz, Silmara Carina Dornelas
Assunto: Processo de ensino-aprendizagem
Ensino fundamental
Leitura
Data de apresentação: 8-Jul-2016
Data de publicação: 29-Jan-2018
Referência: DIAS, Priscilla Nascimento. A gente pensa nas histórias como a gente quiser: a prática de leitura dialógica no processo ensino aprendizagem. 2016. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo tem como propósito conhecer a contribuição da leitura dialógica no processo ensino aprendizagem, a partir do olhar das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Brasília (DF). A Leitura dialógica consiste em uma forma modificada de leitura compartilhada, em que as crianças são constantemente encorajadas a ter voz ativa e um pensamento crítico a partir da escuta do outro. Participaram da pesquisa 17 crianças, com idade entre 6 e 7 anos. Foram realizados 5 encontros, entre pesquisadora e crianças, mediados pela leitura dialógica. Esse encontros aconteceram uma vez por semana, na biblioteca da escola, com duração média de 1 hora e 30 minutos. Ao término de cada encontro, as crianças eram convidadas a refletir e narrar sobre seu processo de aprendizagem por meio da leitura dialógica. Para fundamentar a análise dos dados nos pautaremos nos estudos de Vygostky (1930, 1989, 1991, 2000, 2009, 2010), Yunes (2002) e Soares, Sarmento & Tomás (2005). A análise das narrativas engendradas pelas crianças nos fez perceber que estas atribuem à leitura dialógica uma aprendizagem diferenciada, em que se apropriam do conhecimento, num movimento próprio e aberto de reflexão/ação/reflexão, sentindo-se autorizadas a construírem seu conhecimento, evidenciando a importância da leitura dialógica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons