Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19177
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RafaelaMachadoOliveira_tcc.pdf1,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A função do profissional de apoio escolar na inclusão da criança autista na educação infantil
Autor(es): Oliveira, Rafaela Machado
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Professores - prática profissional
Educação especial
Autismo em crianças
Educação de crianças
Data de apresentação: 6-Jul-2016
Data de publicação: 26-Jan-2018
Referência: OLIVEIRA, Rafaela Machado. A função do profissional de apoio escolar na inclusão da criança autista na educação infantil. 2016. 144 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esse trabalho teve o objetivo de investigar a função do profissional de apoio escolar no processo de inclusão de crianças com autismo na rede regular de ensino infantil. A reflexão sobre quando se dá a necessidade da inclusão desse profissional e as relações e propostas por ele assumidas nesse contexto foram norteadoras da pesquisa e da escrita. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, os procedimentos escolhidos foram a complementação de frases pelas professoras, a análise dos registros feitos no diário de campo e a observação participante. A fundamentação teórica dessa investigação foi construída a partir dos pensadores Vygotsky (2003), Piaget (2006) e Wallon, segundo Bastos (2003), entrelaçando-os com o conhecimento a respeito do Transtorno de Espectro Autista e de duas lentes divergentes, utilizadas para o tratamento de crianças com esse transtorno. A partir disso, buscou-se nesse trabalho observar o contexto educativo e essas duas linhas de maneira que possibilitasse encontrar convergências para o auxílio no desenvolvimento e inclusão desses educandos.
Abstract: The goal of this project was to investigate the school support professional's function in the process of including autistic children at the regular network of child education. The reflection about when is it necessary to include this professional and the relations and proposals assumed by them in this context gave north to the research and writing. The methodology used was qualitative research, the procedures chosen were sentence complementation by the professors, registry analysis made on the camp diary and participant's observation. The theoretical basis of the investigation was built by the thoughts of Vygotsky (2003), Piaget (2006) and Wallon, apud Bastos (2003), connecting them with the knowledge of Autistic Spectrum Disorder and other two divergent lenses, used for the treatment of children with this disorder. From that, it was sought out in this project to observate the educational context and these two lines in a way that convergences could be made to help in the development and inclusion of these students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons