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dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorOliveira, Rafaela Machado-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rafaela Machado. A função do profissional de apoio escolar na inclusão da criança autista na educação infantil. 2016. 144 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho teve o objetivo de investigar a função do profissional de apoio escolar no processo de inclusão de crianças com autismo na rede regular de ensino infantil. A reflexão sobre quando se dá a necessidade da inclusão desse profissional e as relações e propostas por ele assumidas nesse contexto foram norteadoras da pesquisa e da escrita. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, os procedimentos escolhidos foram a complementação de frases pelas professoras, a análise dos registros feitos no diário de campo e a observação participante. A fundamentação teórica dessa investigação foi construída a partir dos pensadores Vygotsky (2003), Piaget (2006) e Wallon, segundo Bastos (2003), entrelaçando-os com o conhecimento a respeito do Transtorno de Espectro Autista e de duas lentes divergentes, utilizadas para o tratamento de crianças com esse transtorno. A partir disso, buscou-se nesse trabalho observar o contexto educativo e essas duas linhas de maneira que possibilitasse encontrar convergências para o auxílio no desenvolvimento e inclusão desses educandos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleA função do profissional de apoio escolar na inclusão da criança autista na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-26T14:47:54Z-
dc.date.available2018-01-26T14:47:54Z-
dc.date.submitted2016-07-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19177-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The goal of this project was to investigate the school support professional's function in the process of including autistic children at the regular network of child education. The reflection about when is it necessary to include this professional and the relations and proposals assumed by them in this context gave north to the research and writing. The methodology used was qualitative research, the procedures chosen were sentence complementation by the professors, registry analysis made on the camp diary and participant's observation. The theoretical basis of the investigation was built by the thoughts of Vygotsky (2003), Piaget (2006) and Wallon, apud Bastos (2003), connecting them with the knowledge of Autistic Spectrum Disorder and other two divergent lenses, used for the treatment of children with this disorder. From that, it was sought out in this project to observate the educational context and these two lines in a way that convergences could be made to help in the development and inclusion of these students.pt_BR
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