Título: | A importância da Matemática no contexto escolar |
Autor(es): | Cunha, Larissa Lais Silva da |
Orientador(es): | Carvalho, Sônia Marise Salles |
Assunto: | Matemática - estudo e ensino Matemática - história Cidadania |
Data de apresentação: | 12-Ago-2016 |
Data de publicação: | 26-Jan-2018 |
Referência: | CUNHA, Larissa Lais Silva da. A importância da Matemática no contexto escolar. 2016. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi observar e analisar a importância da Matemática dentro do contexto escolar, destacando sua influência no desenvolvimento do indivíduo e sua contribuição na formação de um cidadão crítico e reflexivo, a partir de uma metodologia contextualizada ao cotidiano do aluno e que se utiliza da História da Matemática para tornar o ensino e a aprendizagem em Matemática mais significativa e prazerosa. Os estudos para a realização desta análise tiveram como base os pressupostos teóricos de autores como o Ole Skovsmose, Ubiratan D’Ambrosio e outros para que assim se pudessem compreender aspectos como: a importância da História da Matemática para o seu ensino, o poder da matemática na formação do cidadão, os muitos fatores que interferem no processo de aprendizagem do ensino da matemática, entre outros. Assim, trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou a observação participativa realizada nas atividades de Projetos 3 e 4, em uma instituição pública no nível do Ensino Fundamental, para a realização de uma análise sobre os dados coletados e as informações obtidas. A análise dos resultados mostra que a matemática se faz presente em todas as áreas da vida do ser humano, de forma que se torna imprescindível sua presença no contexto escolar. |
Abstract: | The aim of this study was to observe and analyze the importance of mathematics in the school context, highlighting its influence on the development of the individual and their contribution to the formation of a critical and reflective citizen, from a contextualized approach to everyday student and is used Mathematics History to make the teaching and learning of mathematics more meaningful and enjoyable. The studies for this analysis were based on the theoretical assumptions of authors like Ole Skovsmose, Ubiratan D'Ambrosio and others so that if they could understand aspects such as the importance of mathematics in history for his teaching, the power of mathematics the training of citizens, the many factors that affect the learning process of mathematics teaching, among others. Thus, it is a qualitative research that used participatory observation made in the Project activities 3 and 4, in a public institution at the level of primary education, to conduct an analysis of the collected data and information obtained. The results show that mathematics is present in all areas of human life, so that it is essential their presence in the school context. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|